Zamyad 24

Divulgação
Divulgação

Afetada por anos de sanções econômicas internacionais, o mercado automotivo iraniano ainda tem várias relíquias em produção. E um desses é o utilitário Zamyad 24. Décimo automóvel mais vendido do país no ano passado, a picape é um Nissan Junior dos anos 1970 fabricado sob licença.

UAZ Hunter

Divulgação
Divulgação

Clássico dos filmes de espionagem da Guerra Fria, o utilitário russo UAZ 469 sobreviveu à queda do Muro de Berlim. Lançado em 1971 e até hoje sem grandes modificações no visual, o modelo hoje atende pelo nome de Hunter e é oferecido com motores a gasolina e diesel.

Mahindra Thar

Divulgação
Divulgação

A indiana Mahindra ainda fabrica um utilitário baseado no Jeep CJ-5 dos anos 1950. Batizado de Thar, o modelo pequenas diferenças em relação ao clássico americano, principalmente nos detalhes de acabamento, mais atuais, e na mecânica a diesel.

Maruti Omni

Divulgação
Divulgação

Fabricada no Japão entre 1979 e 1985, a 7ª geração do monovolume Suzuki Carry ainda é feita na Índia pela empresa local Maruti, com o mesmo motor 0.8 de três cilindros e 35 cv dos anos 1970, mas com algumas modificações estéticas para deixar o carrinho com um visual mais atual

Morgan 4/4

Divulgação
Divulgação

Não são só os países em desenvolvimento que têm os seus dinossauros automotivos. Os britânicos da Morgan Motor Company produzem artesanalmente desde 1936 o roadster 4/4. Nestes 80 anos, o modelo passou por várias modificações e hoje tem um moderno motor 1.6 da família Sigma, da Ford. Mas a carroceria ainda é feita de madeira.