CATEGORIA GERAL

O destaque MOTOR SHOW de 2009:

NISSAN LIVINA

Três modelos ficaram entre os possíveis campeões da eleição Destaques de 2009: Nissan Livina e dois Kia, o Soul e o Cerato. Nos primeiros casos, tínhamos carros que inauguraram novos sub-segmentos, apostando em uma lacuna de mercado onde ninguém ainda arriscara entrar. No caso do Cerato, seu mérito era o salto de qualidade em relação à geração anterior, comparável ao ocorrido com o Gol em sua quinta geração. Mas, entre os três modelos, apenas o Nissan oferece motor capaz de rodar com gasolina e etanol (aliás, foi o primeiro Nissan com a tecnologia bicombustível, depois aplicada no Tiida e no Sentra). Em uma disputa tão equilibrada, essa pequena vantagem acabou ganhando peso e deu ao carro japonês o principal título desta votação, deixando para o Soul e para o Cerato o segundo e o terceiro lugares, respectivamente. A Kia precisa desenvolver seu flex para entrar com mais força no mercado.

HATCH DE ENTRADA

O destaque MOTOR SHOW de 2009: FIAT PALIO ECONOMY

Apesar de a Fiat ter lançado seu carro no início deste ano já como modelo 2010 – uma atitude questionável, que pode comprometer o futuro do modelo –, o Palio Economy não poderia deixar de ser o Destaque de sua categoria em 2009. Além de mais potente, seu motor passou a gastar menos combustível e consequentemente a emitir menos CO2. Essas alterações acabaram benefi ciando o meio ambiente e também o bolso do consumidor que, particularmente nesse segmento, dá muito mais valor à economia. O propulsor do modelo é o mesmo do Mille Economy, que saiu vitorioso no teste “O carro mais econômico do Brasil”.

HATCH PEQUENO

O destaque MOTOR SHOW de 2009: VW NOVO FOX

(quase chegou lá: GM Agile) Apesar de ser um carro totalmente novo, o Agile acabou perdendo o título de Destaque do Ano para um modelo reestilizado, o Fox. Olhando tecnicamente, ambos estão em níveis próximos. Mas, com as mudanças, o modelo da Volks corrigiu alguns de seus maiores defeitos e se aproximou mais dos consumidores. O painel e a qualidade dos materiais, itens muito criticados pelo mercado, foram revistos e o visual ficou mais harmônico e alinhado com o moderno family feeling da montadora. O Agile sofre de praticamente todos os problemas superados pelo rival. Por essa razão, apesar da importância, não levou!

Com a ameaça da crise internacional batendo à porta, o início de 2009 foi nebuloso para a indústria automobilística. As montadoras pisaram no freio, suspenderam lançamentos, diminuíram as importações, as encomendas aos fornecedores e a produção. Mas, aos poucos, o monstro mostrou ser mais inofensivo do que se imaginava. Com a ajuda do governo, o mercado passou quase ileso pela crise. Já no meio do ano, a indústria contabilizava 1,5 milhão de automóveis comercializados, 3% a mais que em 2008, até então considerado o melhor ano da história – o que sinalizava que comemoraríamos mais um recorde.

Seguras, as montadoras foram soltando as rédeas ao longo dos últimos 12 meses, mas muitas não conseguiram retornar à trajetória e acabaram ficando sem produtos para atender à demanda de um mercado estimulado por mais crédito e isenção tributária. Com isso, abriram espaço para a concorrência. Marcas como a Kia, que desde o início da crise prometeu não mudar seus planos de crescimento no País, tiveram uma oportunidade única de conquistar novos clientes. E não desperdiçaram a chance.

De qualquer forma, 2009 foi um ano de importantes lançamentos. A Chevrolet finalmente colocou no mercado o Agile, modelo que inaugura a família Viva. Ousada, a Fiat lançou a primeira picapinha com cabine dupla do mundo, no mesmo momento em que a Volkswagen chegava com a Nova Saveiro, para tentar recuperar a liderança no segmento que um dia lhe pertenceu. A Ford impressionou com o novo Fusion, que ganhou ainda um motor V6, a Nissan veio de Livina, a Renault de Symbol, a Citroën de C4, a Audi de A6 e a Mercedes de nova Classe E. A Lamborghini abriu concessionária no País e a Mitsubishi lançou o primeiro V6 flex do mercado nacional. Com smart, Mini Cooper e Fiat 500, o mercado brasileiro foi iniciado na febre dos carros-design – aquele tipo de veículo que ninguém precisa ter, mas todo mundo quer poder comprar. Nada mau para quem esperava um ano amargo. E mais uma vez, como nos últimos dois anos, a redação de MOTOR SHOW se reuniu para eleger os que mais se destacaram.

Divididos em 18 categorias e quatro premiações especiais, incluindo o novo prêmio custo/ benefício, os modelos julgados foram todos os vendidos no mercado nacional e avaliados por MOTOR SHOW até esta edição, sejam importados, sejam nacionais. Em algumas categorias, os vencedores foram escolhidos por unanimidade entre os membros da equipe, mas em outras a decisão foi temperada por discussões acaloradas em que não faltavam argumentos para defender esse ou aquele modelo. Por isso, você verá alguns carros nesta premiação que “quase chegaram lá”. Foram justamente aqueles que causaram as maiores discussões na equipe e as maiores “pausas para um café”.

HATCH MÉDIO

O destaque MOTOR SHOW de 2009: MERCEDES CLC

(quase chegou lá: C4) Com o lançamento do CLC no Brasil, a Mercedes rejuvenesceu. Passou a atender aos anseios de um consumidor mais novo, que não se entusiasmava com os sedãs ou monovolumes da marca. Esse cliente agora tem mais uma opção a Audi A3 e BMW Série 1. O Citroën C4, com design, desempenho e dirigibilidade elogiáveis, quase levou o título, mas depois de muito debate, e com argumentos fortes vindos de todos os lados, dois deles acabaram pesando a favor do Mercedes: o fato de o modelo ser fabricado no País e de ser exatamente o mesmo vendido na Europa. O C4 já foi levemente reestilizado por lá.

SEDÃ PEQUENO

O destaque MOTOR SHOW de 2009: VW VOYAGE I-MOTION

Na eleição de 2008, o Voyage quase chegou lá, mas – depois de muita discussão entre os membros da redação – não conseguiu vencer o Siena, com seu design bem resolvido, projeto maduro e vendas que cresciam a galope. Naquele momento, apesar de totalmente novo, o sedã da Volkswagen ainda não tinha emplacado e apresentava vendas tímidas. Este ano, a adoção do câmbio automatizado i-Motion não deixou espaço para muita discussão. Por ter uma transmissão robotizada mais bem acertada (e que causa menos trancos inesperados, portanto), o Voyage foi eleito, por unanimidade, o grande Destaque de sua categoria no ano de 2009.

SEDÃ MÉDIO

O destaque MOTOR SHOW de 2009:

KIA CERATO

Lançado em um dos segmentos mais importantes de nosso mercado atualmente (onde concorrem nomes como Corolla e Civic), o Kia Cerato foi, sem dúvida, um grande Destaque de 2009. Sua vitória foi unânime, apesar do lançamento do Honda City. Excelente como produto, o modelo japonês peca por ser caro demais, enquanto o coreano oferece uma das melhores relações custo/benefício da categoria. Efi ciente, espaçoso, bonito, bem equipado e barato. O Kia reune tudo isso em um só produto. Seu salto de qualidade foi tamanho, se comparado à geração anterior que deixou a imprensa especializada e o consumidor de boca aberta.

SEDÃ GRANDE

(até R$ 200 mil)

O destaque MOTOR SHOW de 2009: FORD FUSION V6

Quando se fala em sedã grande, o Azera continua sendo uma referência no mercado nacional. Luxuoso e vendido a preços incrivelmente atraentes, o Hyundai vem roubando a cena nos últimos anos. Mas a Ford decidiu tentar mudar essa história e fez um excelente trabalho tirando do Hyundai o prêmio de Destaque de 2009 na categoria. Design modernizado (igualzinho ao do modelo que é vendido nos EUA), tração nas quatro rodas, motor 3.0 V6 de 243 cv de potência e um excelente câmbio sequencial de seis marchas deixaram o Ford Fusion ainda mais atraente do que já era, principalmente por custar cerca de R$ 100 mil e oferecer tanto.

Sabe aquele tipo de produto que vira sonho de consumo? Não existem argumentos racionais que expliquem por que ele deva custar tão mais caro que os similares de outras marcas. Mas, seja pela história que representam, seja pelo status que conferem ou por qualquer outro motivo pouco convincente, todos passam a desejá-lo. Isso acontece com o tocador de música da Apple, o iPod, com as bolsas Louis Vuitton, com as calças Diesel e com os chamados carros-design. Nessa nova categoria estão incluídos, por exemplo, o Mini Cooper, o Volkswagen New Beetle, o smart fortwo e também o Fiat 500 – que acabou levando o prêmio Destaque 2009 por ser, entre todos eles, o que oferece melhor relação custo/benefício.

SEDÃ GRANDE (acima de R$ 200 mil)

O destaque MOTOR SHOW de 2009: AUDI A6

A nova geração do modelo da Audi surpreendeu. Apesar da tradição em fazer modelos turbinados, a marca alemã decidiu partir para o uso do compressor na sobrealimentação de seu motor 3.0 e obteve um excelente resultado. Com 290 cavalos de potência, o sedã acelera da imobilidade aos 100 km/h em cerca de seis segundos e garante diversão ao volante digna de um cupê esportivo. Tem a agilidade de um V8 com um consumo mais baixo, se o acelerador for usado com moderação. Ele acabou tirando de jogo o também belo, efi ciente e moderno Classe E, que recebeu alguns votos, mas não o suficiente para derrotar o novo sedã da Audi.

STATION COMPACTA

O destaque MOTOR SHOW de 2009: PEUGEOT 207 ESCAPADE (quase chegou lá: Palio Weekend) Se a SpaceFox tivesse sido lançada ainda este ano, poderíamos ter um resultado diferente, mas, em um segmento sem nenhuma renovação em 2009, a história se repetiu. Assim como no ano anterior, a Peugeot 207 Escapade venceu a rival Palio Weekend por ser mais equilibrada no conjunto e oferecer uma dirigibilidade mais agradável combinada com um preço atraente e uma boa lista de itens de série. A Palio quase chegou lá porque, na redação, ainda há quem a considere um destaque importante pelo uso do bloqueio do diferencial e por ser há tempos líder de vendas.

(quase chegou lá: Fiat Mille)

No teste O Carro Mais Econômico do Brasil, o modelo da Volks já recebeu o título de Destaque. E essa vitória acaba de ser ratificada. Apesar de o Fiat Mille Economy ser um páreo duro, o Polo provou que dá para ser econômico sem precisar abrir mão de conforto, segurança e desempenho. Equipado com um motor 1.6 de 104 cv, tem ar-condicionado, vidros elétricos e direção com assistência elétrica, entre outros “luxos”. Por isso, ele pesa mais de mil quilos, mas mesmo assim consegue ser tão econômico quanto o Fiat Mille Economy, que não oferece nem a célula de sobrevivência.

STATION MÉDIA

O destaque MOTOR SHOW de 2009: RENAULT MÉGANE GRANDTOUR EXTREME

Eis um segmento que está quase desaparecendo no Brasil. As vendas são baixas, as inovações são poucas e os produtos raramente trazem novidades. Neste cenário, a Renault, que hoje é líder de vendas na categoria, fez bonito ao decidir apostar nessa fatia de mercado (que acabou se tornando um nicho) e oferecer uma versão com visual mais esportivo. Apesar de o motor 1.6 flex ser fraco para a proposta, o 2.0 dá conta do recado. Além disso, a GrandTour tem excelente dirigibilidade e, neste pacote, ótimo custo/benefício. Em um segmento no qual ninguém faz nada, quem faz um pouco merece ser Destaque.

MONOVOLUME

O destaque MOTOR SHOW de 2009: NISSAN LIVINA Seguramente um dos mais importantes lançamentos do ano, o novo Nissan Livina consegue reunir, em um mesmo carro, atributos de diferentes tipos de veículos. Projetado com uma carroceria que pode ser classifi cada como perua, hatch ou minivan – conforme o gosto do freguês –, ele alia espaço interno, praticidade e versatilidade a uma dirigibilidade mais interessante que a da maioria das minivans. Isso tudo com um preço para lá de atraente em sua versão de entrada com o equilibrado motor 1.6 de 108 cv de potência (e, principalmente, se comparado com o rival Honda Fit, um tanto caro e com motor 1.4). Foi Destaque 2009 com louvor!

MONOVOLUME GRANDE

O destaque MOTOR SHOW de 2009: CITROËN C4 PICASSO

Seja na versão Grand (Destaque em 2008), seja na reduzida (lançada este ano), o C4 Picasso é, sem dúvida, um dos melhores familiares do nosso mercado. Coloque seus filhos a bordo e não terá uma queixa sequer. Tudo foi pensado, tudo está no lugar onde se espera. A grande área envidraçada (assim como o belo design interior) garante um bem-estar a bordo que é quase inexplicável; o espaço interno é farto e há uma infinidade de porta-objetos e detalhes bem sacados – como uma luzinha instalada na bandeja tipo avião, que serve aos ocupantes dos bancos traseiros. A dirigibilidade é típica de uma minivan, mas, dentro de sua proposta, agrada bastante.

PICAPE PEQUENA

O destaque MOTOR SHOW de 2009: FIAT STRADA CABINE DUPLA

(quase chegou lá: VW Saveiro) O consumidor pediu, e a Fiat atendeu. Pela ousadia e pelo bom resultado que obteve com a primeira picapinha cabine dupla do mundo, a Fiat foi Destaque incontestável. Não é à toa que a montadora não está nem dando conta de atender aos pedidos de compra. Isso justamente no ano em que a Volks lança uma Nova Saveiro muito mais bonita e eficiente que a anterior. Inicialmente, as opiniões se dividiram na redação, mas, depois de debates, a vitória da Strada foi inevitável. Nesse caso, valeu mais uma aposta nova do que uma renovação que, apesar de bemsucedida, devia ter ocorrido há tempos.

SUPERESPORTIVO

LAMBORGHINI GALLARDO

(quase chegou lá: Ferrari California)

Com a chegada oficial da Lamborghini ao Brasil, a Gallardo começa a ser vendida com o motor perfeitamente adaptado à nossa gasolina, que tem 25% de álcool em sua composição e deu dor de cabeça para os proprietários que importaram os esportivos italianos antes da adaptação. Com motor V10 de 560 cv, ainda tem tração integral para manter os motoristas (ou pilotos) menos experientes sob controle. Quando se considera a fórmula de um superesportivo, agrada mais que a Ferrari California, uma candidata ao Destaque que quase chegou lá, mas foi descartada por ser dócil e confortável demais para uma Ferrari, é claro.

PICAPE GRANDE

O destaque MOTOR SHOW de 2009: MITSUBISHI L200 FLEX

(quase chegou lá: Hilux gasolina) No ano passado, a picape da Mitsubishi roubou o título de Destaque da Hilux reestilizada por ser a primeira picape média entre as mais modernas a oferecer uma versão a gasolina, mais acessível. Este ano, novamente ela vence pelo motor, que agora é bicombustível. Independentemente de valer a pena ou não o uso do etanol em um veículo gastão como esse, a opção de escolha dada ao consumidor é algo a ser elogiado. A Ranger, reestilizada este ano, não convenceu aqueles que votam nesta eleição. Quem sabe quando ela chegar, finalmente, totalmente renovada…

SUV (até R$ 100 mil)

O destaque MOTOR SHOW de 2009: SUZUKI JIMNY

Seu motor 1.3 pode não oferecer um desempenho brilhante, mas o Jimny é uma das únicas opções para quem tem pouco dinheiro e precisa de um jipinho 4×4 robusto de verdade para enfrentar terrenos enlameados. A boa altura livre do solo, os ângulos de ataque e saída de respeito e até as dimensões reduzidas fazem desse japonês uma ótima opção na faixa dos R$ 50 mil – preço de um EcoSport ou um CrossFox básicos, que têm mais visual off-road do que capacidade de enfrentar obstáculos. Já vendido aqui no passado, ele sempre foi admirado por quem gosta de trilhas. Pelo custo/benefício ímpar, o pequeno Suzuki foi o Destaque de 2009.

CUSTO/BENEFÍCIO GM ASTRA

Falar em custo/benefício é dizer que o veículo oferece mais pelo menor preço. No caso do Astra, a proximidade de sua aposentadoria fez com que a Chevrolet reformulasse o pacote de itens de série e os valores de comercialização do modelo, agora vendido em uma versão única. Por cerca de R$ 45 mil, ele custa pouco mais que um Agile ou um Punto, nas versões com motor 1.4, mas oferece muito mais: motor 2.0 de 140 cv (é antigo e tem consumo alto, mas é eficiente para o uso rodoviário), ar-condicionado digital, rodas de liga aro 16, entre outros equipamentos. O custo/benefício é tão bom que a Fiat correu atrás e lançou o Stilo Attractive por um valor parecido.

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