24/12/2014 - 12:31
Quinto colocado no ranking mundial de vendas divulgado pela Jato Dynamics, o Brasil tem uma polêmica quando o assunto é o primeiro carro nacional. Oficialmente foi a station wagon Vemaguet, lançada por aqui pela DKW-Vemag em novembro de 1956, ou dois meses depois da Romi-Isetta. Este minicarro só não foi reconhecido oficialmente pela primazia por ter apenas uma porta, posicionada na frente do veículo. Polêmicas à parte, conheça quais foram os primeiros carros de passeio produzidos em série nos outros quatro países que lideraram o ranking de automóveis em 2014.
Líder com 16.906.728 veículos, a China entrou tarde no universo automotivo. O primeiro carro de passeio do país asiático foi o Dongfeng CA71, construído em 1958. Combinava a carroceria com linhas baseadas no francês Simca Vedette (modelo que deu origem ao nosso Chambord) com um chassi e o motor de 70 cv copiados do Mercedes-Benz 190. O sedã, exclusivo para a cúpula do partido comunista local, teve apenas 30 unidades produzidas.
Nos Estados Unidos, nada de Ford ou Chevrolet. O primeiro veículo de passeio do segundo maior mercado mundial foi o Duryea. O modelo era equipado com um propulsor monocilíndrico de dois tempos movido a gasolina, capaz de desenvolver 4 cv. Foram produzidos 13 exemplares do carro da Duryea em 1896.
Já o primeiro carro japonês produzido em série foi o Mitsubishi Modelo A, de 1917. Construído nos estaleiros da empresa que futuramente daria origem ao fabricante de veículos do mesmo nome, o carro de luxo era baseado no italiano Fiat Tipo 3. Com produção artesanal, estava equipado com um propulsor 2.8 de quatro cilindros e teve apenas 22 unidades fabricadas em 5 anos. Com o fracasso do modelo, a empresa decidiu recuar do mercado de automóveis, para o qual voltou apenas nos anos 1930.
Quarto maior mercado de automóveis do mundo, a Alemanha foi o primeiro país a fabricar carros. O pioneiro foi o Benz Patent-Motorwagen, de 1885, que era equipado com um motor de dois tempos e um cilindro, capaz de gerar a baixíssima potência de 2/3 de cv. Foram construídas 25 unidades entre 1886 e 1893.