Qual foi o maior carro produzido no Brasil? E o menor? Estas são dúvidas que já passaram pela cabeça de qualquer apaixonado por automóveis. E nesta reportagem buscamos responder algumas delas. Confira esta relação, que inclui apenas modelos que foram produzidos em série no país.

O MENOR

O Romi-Isetta é o detentor de dois recordes. Além de ter sido o primeiro veículo automotor de passeio a ser produzido em série no país, em 1956, o minicarro também é o menor carro já fabricado, com 2,22m de comprimento.

O MAIOR

Dentre os automóveis, o maior foi o Ford Galaxie. Primeiro carro nacional da marca do oval azul, o modelo tinha 5,33m na época do seu lançamento no país, em 1967. O grande sedã de luxo ficou ainda maior após a reestilização de 1976, quando passou a ter 5,41m.

MAIOR MOTOR

O maior propulsor para automóvel já produzido no país foi o V8 5.2 da Chrysler. Montado em São Bernardo do Campo (SP), o motor foi lançado por aqui em 1969 e equipou modelos como os Dodge Dart e Charger R/T. Anos depois, com a compra da filial brasileira da Chrysler pela Volkswagen, o mesmo propulsor foi utilizado na linha de caminhões da marca alemã.

MENOR MOTOR

Com dois cilindros e cilindrada inicial de 650 cm³, o Gurgel Enertron foi o menor bloco já utilizado em um automóvel nacional. Lançado em 1987, no modelo BR-800, o propulsor era baseado no conceito do VW a ar, mas com várias modificações e refrigeração a água. Durou até 1995.

O MAIS RARO

O cupê esportivo Onça teve apenas cinco unidades produzidas em 1966. Produzido pela estatal Fábrica Nacional de Motores (FNM) sobre a plataforma do sedã FNM 2000 (o Alfa Romeo 2000 montado sob licença pela empresa brasileira), o esportivo teve uma curtíssima vida. Após o lançamento, a fabricante italiana descobriu a existência do modelo e exigiu uma série de mudanças para que ele pudesse ostentar o cuore sportivo. As mudanças foram consideradas inviáveis pela estatal, que então desistiu do Onça.

O MAIS FABRICADO

Lançado em 1980, o Volkswagen Gol é o carro deve atingir em breve a marca dos 8 milhões de unidades. O modelo é produzido atualmente nas fábrica de Taubaté (SP) e São Bernardo do Campo (SP).

O MAIS BARATO

Com preço inicial de R$ 26.990 mil, o hatch Palio Fire é atualmente o carro nacional mais acessível do mercado. Ainda baseado na mesma carroceria do lançamento, em 1996, o modelo está disponível apenas com o motor 1.0 de 75 cv e nas carrocerias de duas e quatro portas.

O MAIS CARO

Produzida em São José dos Campos (SP), a Chevrolet Trailblazer chega a custar até R$ 174.990 na configuração mais cara, equipada com o motor 2.8 diesel de 200 cv e com a pintura metálica.