24/07/2025 - 18:00
A popularização dos SUVs parece ter sido um caminho sem volta no Brasil, tal qual aconteceu com os Estados Unidos e, nos últimos tempos, boa parte da Ásia.
Só para que se tenha uma ideia, foram quase 470 mil deles emplacados no Brasil de janeiro até junho, de acordo com a Fenabrave, o que representa cerca de 53,5% de todo o mercado automotivo nacional. Não tem jeito: eles estão se popularizando cada vez mais…
+Novo Jeep Commander: o que muda no SUV de sete lugares?
+Veja opções de SUVs 0km baratos para PCD oferecidas no mercado brasileiro

E, sim, existem diferentes tipos de SUVs: subcompactos, compactos, médios, de sete lugares, importados grandes, coupés e os tradicionais, feitos no esquema de chassi sob carroceria, como as caminhonetes. Vamos ver as opções mais baratas de cada um desses tipos de SUVs.
SUV subcompacto: Fiat Pulse

Por menos de R$ 99 mil, é possível levar para casa um Fiat Pulse na versão Drive 1.3 manual. Ela é equipada com motor 1.3 Firefly de até 107 cv e 13,7 mkgf (etanol), além de transmissão manual de cinco marchas, 4 airbags, multimídia de 8,4” com conexões sem fio, ar-condicionado digital automático, faróis em LED, vidros e travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos, volante multifuncional e rodas de aço com calotas aro 16. A Fiat declara presunçosos 370 litros para seu porta-malas.
SUV coupé: Citroën Basalt

A Citroën oferece o SUV coupé Basalt por R$ 101,5 mil na versão Feel 1.0 manual, porém ele está incluso numa oferta de fábrica por cerca de R$ 93 mil há um bom tempo. Seu motor é o 1.0 Firefly de aspiração natural, com até 71 cv de potência e 10,7 mkgf de torque com etanol, aliado a um câmbio manual de cinco velocidades. A oferta de equipamentos é boa: 4 airbags, painel de instrumentos digital, rodas de liga-leve diamantadas aro 16, luzes diurnas em LED, apoio de braço para o motorista, multimídia de 10” com conexões sem fio, direção elétrica, retrovisores elétricos etc. Tem porta-malas de 490 litros.
SUV compacto: Nissan Kicks Play

São exatos R$ 117.990 por um Kicks Play Active Plus, hoje o SUV compacto mais barato do Brasil. Seu motor é o 1.6 16v aspirado, com cerca de 113 cv e 15 mkgf de torque (etanol), junto da transmissão automática CVT com seis marchas simuladas. O pacote de equipamentos inclui 6 airbags, multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay, piloto automático, volante multifuncional, além do trivial, como vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, ar-condicionado e direção elétrica. Destaque para seu bom porta-malas, com 432 litros.
SUV médio: Caoa-Chery Tiggo 7

A versão Sport do Caoa-Chery custa R$ 140 mil e faz dele o SUV médio mais barato do Brasil, de longe. Ele usa motor 1.5 turboflex com aproximadamente 150 cv e 21,4 mkgf, aliado a um câmbio CVT com nove marchas simuladas. Além dos 525 litros de porta-malas, ele vem com freios a disco nas quatro rodas, suspensões independentes nas quatro rodas, chave presencial, ar-condicionado digital, banco do motorista com ajustes elétricos, câmera de ré, carregador de celular sem fio, multimídia de 10,2” com conexões sem fio, sensores de chuva e crepuscular, iluminação ambiente em LED personalizável, painel digital com 12,3”, retrovisor interno fotocrômico, sensores de estacionamento traseiros, conjunto óptico full LED, rodas aro 18 e mais.
SUV de sete lugares: Caoa-Chery Tiggo 8

Por R$ 200 mil, ele é cerca de R$ 30 mil mais barato que o Jeep Commander de entrada. É movido por um motor 1.6 turbo a gasolina com 187 cv de potência e 28 mkgf de torque, junto de uma transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas. Traz quase 900 litros de porta-malas na configuração de cinco assentos, além de rodas aro 19, tampa do porta-malas elétrica, bancos dianteiros com ajustes elétricos (motorista com memória de posição), motorista e copiloto com ventilação e aquecimento de assento, câmeras 540º, painel digital e multimídia com 12,3” cada, teto-solar panorâmico, sistema de som Sony, um amplo pacote ADAS e mais.
SUV chassi/carroceria: Mitsubishi Pajero Sport

R$ 383 mil: esse é o preço da versão HPE da Pajero Sport, SUVzão de sete lugares da Mitsubishi, feito no esquema de chassi separado da carroceria. Com tração 4×4, seu motor é um 2.4 turbodiesel de 190 cv e 44 mkgf de torque, casado com uma transmissão automática de oito marchas. Conjunto óptico full LED, faróis com lavadores, ar-condicionado automático digital dual zone, banco do motorista com ajustes elétricos, retrovisor interno fotocrômico, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, multimídia de 7”, 7 airbags, câmera de ré e rodas aro 18 são destaques de série. Montada para cinco pessoas, oferece 502 litros de porta-malas.
SUV grande monobloco: Hyundai Palisade

Importado da Coréia do Sul, o Palisade é hoje o SUV grande monobloco mais barato do Brasil: R$ 480 mil na versão única Signature. Curiosamente, ele também é homologado para oito lugares. Sob o capô, um motor 3.8 V6 a gasolina, com 295 cv e 36,2 mkgf, junto de um câmbio automático de oito marchas. Tem rodas aro 20, teto-solar duplo, sistema de som Infinity, multimídia de 12,3”, câmeras 360º, ar-condicionado digital automático de três zonas, bancos com ventilação e aquecimento (dianteiros e traseiros), bancos dianteiros elétricos (motorista com memória), tampa do porta-malas elétrica, head-up display, vários assistentes de condução (ADAS), etc.