08/05/2025 - 15:31
Com a adição da Cadillac como 11º equipe na próxima temporada, a Fórmula 1 abre portas para a possibilidade de mais uma escuderia. Otmar Szafnauer, ex-chefe da Alpine e da Aston Martin, já lançou a primeira proposta para estar à frente de um 12º time nos próximos anos.
+ F1: pilotos se pronunciam pela primeira vez após troca na Alpine
+ Fórmula 1: Audi anuncia demissões e reestruturação de cargos
A declaração veio após o Grande Prêmio de Miami, em uma entrevista à revista francesa “Auto Hebdo”.
“Antes de eu chegar à F1 com a BAR, havia ainda mais equipes do que isso – quando tínhamos a pré- classificação. Por isso, se a ideia de uma 12ª equipe se materializar, quero estar pronto para ser o candidato bem-sucedido”, declarou Szafnauer.
O ex-chefe das equipes ainda afirmou que a competitividade com duas escuderias a mais tende a ser maior e mais interessante para os fãs da categoria.
“Definitivamente, há espaço suficiente para 12 equipes, e acho que 24 carros é melhor do que 22. Sabemos que também há espaço físico necessário e se essas 12 equipes puderem ser competitivas, é muito melhor termos 24 pilotos”, completou.
Atualmente, Szafnauer não possui um cargo na F1, mas comparece à maioria das etapas, reafirmando sua presença na categoria. O romeno foi destituído do cargo de chefe da Alpine no final de 2024.