Pai de todos os Porsche, Type 64 vai a leilão nos EUA

Carro construído em 1939 com a mecânica do Fusca é considerado o primeiro modelo esportivo da marca alemã

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Um Porsche Type 64 de 1939 — modelo que é conhecido como o mais antigo da marca ainda existente — será uma das atrações de um leilão da RM Sotheby’s que acontece em agosto, em Monterrey (EUA).

O Type 64 foi criado como uma espécie de Fusca de corrida pela equipe de Ferdinand Porsche. Projetado para participar da edição de 1939 da prova Berlim-Roma — que não aconteceu devido ao início da Segunda Guerra Mundial — usava a suspensão e o motor 1.1 dos primeiros Fusca (preparado para desenvolver 32 cv), mas com um chassi e a carroceria de alumínio feitas com tecnologia aeronáutica.

Foram produzidos apenas três exemplares do Type 64. Mas apenas o carro que vai a leilão em agosto sobreviveu ao conflito mundial. Carro pessoal de Ferry Porsche (filho de Ferdinand e o verdadeiro pai dos Porsche esportivos), foi o primeiro modelo a receber o logotipo Porsche e foi restaurado em 1947 por ninguém menos do que Battista Pininfarina, que ficaria famoso pelas Ferrari projetadas por seu estúdio.

Tendo servido de base para o desenvolvimento do modelo 356, em 1948, o Type 64 foi comprado pelo austríaco Otto Mathé, que se tornou o primeiro piloto a competir com um carro da Porsche. Mathé conservou o carro até a sua morte, em 1995. Dois anos depois, o exemplar foi comprado pelo também austríaco Thomas Gruber, que é considerado um dois maiores especialistas em Porsche no mundo.