Fomos à França avaliar o Peugeot 3008 HYbrid4, primeiro híbrido de produção em série no mundo que, além do motor elétrico, tem, no lugar do motor a gasolina, um propulsor a diesel. A vantagem está na maior autonomia e na baixa emissão de CO2, considerado, principalmente na Europa, o maior vilão ambiental da atualidade.

A tela no painel mostra, entre outros, dados sobre a atuação do sistema híbrido e sobre a carga da bateria

Enquanto a mecânica 2.0 turbodiesel movimenta as rodas dianteiras, o propulsor elétrico impulsiona as traseiras – e ainda auxilia em partidas e baixas velocidades. Assim, o motorista consegue rodar no modo 100% elétrico até os 60 km/h. A passagem do motor a combustão para o elétrico acontece de forma praticamente imperceptível, e as informações sobre o funcionamento do sistema são transmitidas por uma tela de sete polegadas ou pelo mostrador encontrado no centro do painel – e também há um mostrador analógico que indica a recuperação de energia ao tirar o pé do acelerador ou frear, o funcionamento otimizado (ECO) e a potência utilizada.

O 3008 HYbrid4 oferece quatro tipos de operação: pelo botão seletor próximo à alavanca de câmbio opta-se pelo modo ZEV(Zero Emission Vehicle, ou Veículo Emissão Zero). Nele, é possível rodar até quatro quilômetros usando só a carga da bateria de níquel hidreto metálico (com garantia para toda a vida útil do carro). Dentro da cabine, o silêncio é absoluto. O único barulho é o da rolagem dos pneus. Somente nas acelerações o motor a combustão funciona. Ao escolher o 4WD (tração integral), os dois motores atuam simultaneamente e pode-se encarar pisos com baixa aderência. No Sport, como o próprio nome diz, as trocas de marchas acontecem mais rapidamente e a energia vem dos dois motores. Agora, se você quiser ir longe consumindo pouco…. selecione o Auto e a eletrônica é que escolhe o motor mais apropriado.

A marca declara 26,3 km/l de consumo e 99 g/km de CO2. Nada mal para um carro com 200 cv de potência e ótimos 50 kgfm de torque. E o 3008 HYbrid4 ainda traz a função boost, que atua nas acelerações mais fortes, e o sistema Stop & Start, que desliga o motor em paradas. A transmissão é automática sequencial de seis marchas. Embora hoje não possa vir para o Brasil por causa da nossa legislação, na Europa o seu preço varia de ? 35.950 na versão básica a ? 40.950 para a con guração Limited Edition, mais equipada.

 

Internamente, não há muita diferença em relação ao 3008 já vendido no Brasil. O painel de instrumentos, acima, mostra dados do sistema híbrido, e o seletor junto ao câmbio, ao lado, escolhe o modo de condução

Peugeot 3008 HYbrid4

MOTOR híbrido paralelo (diesel quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 16V, turbo com geometria variável, start stop + elétrico) TRANSMISSÃO manual automatizada, sequencial, seis marchas, tração 4×2 ou 4×4 DIMENSÕES comp.: 4,37 m – larg.: 1,84 m – alt.: 1,61 m ENTRE-EIXOS 2,613 m PORTA-MALAS 420 a 1.501 litros PNEUS não disponível / rodas de 16, 17 ou 18 polegadas PESO não disponível ● DIESEL+ELÉTRICO POTÊNCIA 163 cv a 3.750 rpm + 37 cv = 200 cv a 3.750 rpm TORQUE 30 kgfm a 1.580 rpm + 20 kgfm desde 1 rpm = 50 kgfm a 1.580 rpm VELOCIDADE MÁXIMA não disponível 0 – 100 km/h não disponível CONSUMO 26,3 km/l (média cidade/estrada, na Europa) CONSUMO REAL não disponível