10/10/2017 - 8:00
O Volkswagen Up TSI só vai valer o que custa se você, leitor, for muito fã do carro ou do seu bom conjunto. Se olharmos para o preço (R$ 54.350 na versão Move TSI) e para os equipamentos de série que ele possui, veremos carros de porte maior por preços semelhantes ou até mais baratos. Mas, é claro, devemos ressaltar que o Up com o motor 1.0 TSI possui uma tecnologia construtiva que não encontramos em outros concorrentes nesse segmento do mercado nacional.
Os pontos principais que atraem a atenção do jovem público do Up TSI são o bom desempenho, alcançando velocidade máxima de 183 km/h e 0-100 km/h em 9,3 segundos, aliado ao baixo consumo de combustível, com médias, no ciclo urbano, de 9,6/13,8 km/l (etanol/gasolina) e 11,1/16,1 km/l na estrada, segundo os dados fornecidos pelo Inmetro. O seu motor esbanja alta tecnologia: injeção direta de combustível, turbo alimentação, duplo comando de válvulas com variadores de fases instalados no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e por aí vai. Isso garante ao compacto propulsor de 3 cilindros uma potência de 105cv e um torque máximo de 16,8 kgfm, que garante um desempenho brilhante ao econômico e ágil carrinho. Essas marcas expressivas, tanto no desempenho quanto no consumo de combustível, são frutos da harmonia de funcionamento de um bom conjunto motor/câmbio e também de uma aerodinâmica eficiente para um carro de pequenas dimensões
Na carroceria, o Up possui uma estrutura bem segura no caso de acidentes, tanto para motorista quanto para passageiros. Basta olharmos os bons resultados obtidos nos crash-tests do Latin NCAP. Inclusive, se analisarmos os resultados alcançados pelo Up e compararmos aos de outros carros do mesmo segmento de preço, constataremos que o hatch da Volks está entre os melhores no quesito segurança.
Mas, devemos lembrar que, no mercado, há carros que, apesar de custarem preços semelhantes ao do Up TSI, oferecem mais espaço interno com maior capacidade de porta-malas e, na maioria das vezes, um design bem mais atraente. Para ficarmos na mesma marca, vamos citar, por exemplo, o novo Polo (confira mais detalhes aqui). Pelo valor de um Up TSI você pode comprar o novíssimo Polo 1.6, que vai ter um desempenho superior (193 km/h de velocidade máxima) além de oferecer uma qualidade construtiva igual ou melhor que a do Up por, praticamente, o mesmo preço. Se você acha que o Polo tem um design muito careta e conservador, há ainda outras opções interessantes com design mais descolado e igualmente seguras, como Fiat Argo e o Hyundai HB20. É de se pensar!
Então, voltamos a pergunta inicial: O Up TSI vale o que custa? Pelo que vimos, seu preço é alto demais para a realidade do mercado atual que, diga-se de passagem, tem mudado dia após dia. Só para termos referência, fazendo uma comparação, o Hyundai HB20 Turbo (que também possui motor 3 cilindros superalimentado, mas com injeção indireta) custa pouco mais de R$ 50 mil com uma carroceria maior, acabamento mais refinado e com a mesma potência do carro da VW. Acredito que já chegou a hora da Volkswagen rever os valores de venda de toda a linha Up. Os preços do novíssimo Polo exigem isso.