VW Polo 1.6 MSI: fusão certa de preço, desempenho e economia

Há carros que, em sua criação e nascimento, parecem abençoados pelos deuses dos carros. E eu acho que o Polo está entre eles

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Lucca Rasera Mendonça

Há carros que em sua criação e nascimento, parecem abençoados pelos deuses dos carros: tudo neles dá certo. Nesses casos, na grande maioria das vezes, o consumidor percebe a singularidade desses automóveis ”abençoados” e começam a comprá-los pelo interesse que eles despertam. E eu acho que esse Volkswagen Polo 1.6 MSI está entre eles. Fiquei impressionado com a harmonia do carro no todo. Esse hatch compacto premium mostrou-se silencioso ao rodar, seguro nas manobras rápidas de volante, estável em linhas retas, previsível nas curvas, econômico na hora de abastecer e com desempenho dócil mas vigoroso quando se pisa fundo no acelerador. Tudo o que se espera de um hatch desse porte e preço.

Mas ele não é perfeito. Faltou a opção de um câmbio automatizado ou automático, como nas versões equipadas com o motor 1.0 TSI. Infelizmente, o Polo 1.6 MSI só é oferecido com o câmbio manual de 5 marchas e, certamente, faria um tremendo sucesso se tivesse um câmbio que não necessitasse a intervenção do motorista. Em sua faixa de preço, um Polo 1.6 automático, poderia custar a partir dos R$ 58 mil e se transformaria em um carro sensacional. Acho que a Volkswagen está guardando esse trunfo para um futuro breve. A outra crítica fica por conta da pobreza de equipamentos de série. Básico, o Polo MSI custa a partir de R$ 54,990. Para você ter o carro das fotos, o que avaliei, terá de desembolsar cerca de R$ 2.600 a mais para ter itens como rodas de liga-leve aro 15, computador de bordo, os indispensáveis controles de estabilidade e tração, central multimídia e volante multifuncional. E mesmo assim ainda fica de fora o ajuste elétrico dos retrovisores.

Mecânica

O motor 1.6 16V pertence à família EA 113, a mais atual da marca no Brasil, e que no Polo recebeu uma recalibração da central eletrônica de comando. Apesar da potência com etanol ter sido reduzida de 120 cv (como na Saveiro Cross) para 117 cv, sua curva de torque ficou mais suave, proporcionando uma dirigibilidade bastante agradável a esse VW. Certamente, esse motor 1.6 é um dos principais responsáveis por esse modelo ser tão dócil, silencioso e agradável de dirigir.

Se considerarmos os seus principais concorrentes diretos de mercado (Onix 1.4, HB20 1.6 e Argo 1.3), o Polo mostra superioridade no desempenho e um preço atraente. Diferentemente de seus irmãos mais caros, que utilizam o motor 1.0 TSI e câmbio automático de 6 marchas de série, o Polo 1.6 é um hatch mais a moda antiga, com 16 válvulas e injeção indireta. Completa essa mecânica o câmbio de engates secos e precisos, a suspensão firme, que passa boa sensação de estabilidade e uma direção elétrica com calibração correta formam um ótimo conjunto mecânico.

No consumo rodoviário, com gasolina e trafegando em velocidades ao redor dos 100 km/h, obtive marcas na casa dos 17,5 km/l. Com etanol, esses valores se reduziam para 12,5 km/l. Na cidade, enfrentando o trânsito pesado da capital paulista, as marcas foram de 9,5 km/l (gasolina) e 6,8 km/l (etanol).

Conforto

Os bancos dianteiros, que lembram no desenho os antigos Recaro dos Volkswagen dos anos 1980/1990, têm generosas abas nos assentos e encostos, são encorpados e, apesar de acomodarem bem o corpo, poderiam ter a espuma um pouco mais macia.

No banco traseiro, que acomoda bem até as pessoas mais altas, poderia haver mais espaço se os bancos dianteiros não fossem tão encorpados. Chama a atenção a profundidade do assoalho nos bancos traseiros com relação às caixas de ar laterais: tem quase um palmo de altura, dificultando a saída de pessoas mais idosas ou com dificuldades de locomoção. As portas traseiras poderiam, também, ter um ângulo de abertura um pouco mais amigável. Para motorista e o passageiro que vai à frente, o painel envolvente, apesar da boa sensação de habitabilidade, rouba muito espaço de movimento. O porta-malas de 300 litros mostra-se suficiente para a bagagem de quatro pessoas em uma viagem de final de semana.

Conclusão

No início do texto, fica claro que gostei do carro. Se compraria um para o meu uso? Certamente sim. Pois, para transportar a família, sem dúvida as cinco estrelas que o carro obteve nos testes de impacto do Latin NCap dão uma boa sensação de segurança para viajar. O carro, sem dúvidas, não é perfeito. Tem lá os seus ”poréns”. Mas o seu conjunto me agradou. Até pelo desempenho (0 a 100 km/h em 9,6 segundos e 193 km/h de velocidade máxima) e o baixo consumo colaborou para essa boa impressão. Os R$ 57,600 cobrados pela Volkswagen pelo carro avaliado estão dentro das cifras cobradas pelos concorrentes e, apesar do seu design conservador, o carro agradou às pessoas que o viram, de uma maneira geral. E, parece que a simpatia ao carro não é só minha: os números de vendas da Fenabrave já colocam o Polo como um dos hatches mais vendidos do nosso mercado (leia mais aqui).