FORD FIESTA SEDAN R$ 32.850

Manutenção baixa

Desvalorização média

Seguro baixo

Quem procura um carro seminovo com bom espaço de porta-malas, pode optar pelo Fiesta Sedan. De acordo com proprietários e mecânicos consultados, o Ford pode ser uma boa aquisição. “Trata-se de um carro de excelente mecânica e baixo custo de reparabilidade, tanto de peças para o motor quanto para funilaria”, destaca Mauro Frison, da Frison Tech. Levando em conta as pesquisas realizadas, Mauro tem razão. Nos quesitos preço de peça e seguro, o carro vai bem, tanto com motor 1.0 quanto na versão 1.6. No mercado de usados sua situação não é tão boa. O Fiesta apresentou desvalorização de 10,9% em um ano de uso, acima de seus concorrentes diretos: Siena (8,8%) e Corsa (6,8%).

Mas nada que tire o sono de seus proprietários. “Troquei um Classic pelo Fiesta, e não me arrependi. Ele satisfaz minhas necessidades completamente, tanto em espaço interno, quanto em performance e consumo. Não penso em vendê-lo tão cedo”, finaliza Cristiane Donizete. Hoje, um modelo 2008 1.6 pode ser encontrado por R$ 32.850 – um Corsa 1.4 2008 custa R$ 31.590 e um Siena 1.8, de mesmo ano, sai por R$ 36.730.

Uma das qualidades do modelo, que os proprietários consultados foram unânimes em ressaltar, é o consumo de combustível. De acordo com a montadora, o Fiesta Sedan 1.6 chega à marca de 12,5 km/l na cidade e 16,8 na estrada, abastecido com gasolina ou 7,9 km/l e 10,7 km/l, respectivamente, se abastecido com álcool. “É um carro excelente e tem muito boa performance. O consumo então… não tenho do que reclamar”, diz o proprietário Fernando Zampieri. Ponto que é destacado pelo também proprietário Maurício Ávila Pinto. “Este carro quase não consome combustível”, completa.

Os Fiesta Sedan 2008 no mercado de usados têm, em média, 15 mil km rodados. Trata-se de um carro ainda bem novo, que oferece mais conforto e espaço pelo preço de um popular

Na visão dos mecânicos consultados, o carro não tem problemas crônicos, mas é bom sempre estar atento. “Como se trata de um veículo seminovo, é bom manter as revisões em dia. Ajuda a evitar problemas futuros”, alerta Leandra Souza, da Londres Centro Automotivo. “Trata-se de um carro Ford e, às vezes, algumas as peças mais específicas, podem ser até 20% mais caras a dos concorrentes”, diz Eduardo Ferreira Barbosa, da Silcar. “Isso é repassado para o consumidor, não tem como”, alerta.

Pelo mesmo preço

CrossFox 1.6 Mi Flex 2007 R$ 37.318

Mais versátil, o Volkswagen também tem motor 1.6 e seu visual é mais jovem

Peugeot 307 hatch Presence 1.6 4p 2006

Conta com bom espaço interno, desempenho agradável, além do bonito visual e bom acabamento

 

Hora da compra

Sem problemas crônicos

O Fiesta não tem muitos problemas crônicos. O motor, que possui corrente no lugar da correia, tem grande durabilidade e não costuma dar muita dor de cabeça. Mas, antes de qualquer compra, é recomendado levar o veículo a um mecânico de confiança, para que ele possa fazer uma análise precisa da real condição do veículo. Cheque o estado do estepe. Como ele se localiza embaixo do veículo, pode estar furado, excessivamente desgastado ou pode ser que nem esteja por lá.

No geral, é um carro que agrada, pois possui bom desempenho, espaço amplo, seguro barato e baixo consumo. Se no seu caso, o carro é utilizado prioritariamente na cidade, com pouca carga, opte pela versão 1.0. Caso faça viagens frequentes e utilize a máxima capacidade do seu porta-malas (478 kg neste caso) escolha o 1.6. Você fará ultrapassagens mais tranquilas.

EU GOSTO…

“Gosto do espaço, porta-malas e do interior, além, é claro, do design. Eu não troco o Fiesta por outro do mesmo segmento.” Cristiane Donizete Proprietária

EU NÃO GOSTO…

“É um carro excelente, mas o que minha mulher acha ruim é que o modelo não conta com tantos porta-objetos como deveria.” Fernando Zampieri Proprietário

MERCADO

A depreciação apresentada pelo Ford Fiesta Sedan em um ano (10,9%) ficou acima da desvalorização de seus seus principais rivais: Corsa Sedã ( 6,8%) e Fiat Siena (8,8%)