Para todos os gostos


Cidade de cerca de 20 mil habitantes no interior do Estado de Goiás, Pirenópolis vem se tornando cada vez mais um destino procurado pelos turistas do Sul. O centro histórico, com suas pequenas ruas de pedra e com construções em estilo colonial, como a Matriz de Nossa Senhora do Rosário, já encanta o turista logo na chegada. Tombada como patrimônio histórico nacional, a cidade se transforma nos finais de semana, com a chegada dos visitantes, a maioria deles procedente de Brasília e Goiânia. Ao chegar à cidade, visite o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Lá estão disponíveis painéis, mapas e folhetos.

Quando chega a noite, o local mais agitado é a rua do Rosário, conhecida como rua do lazer. Restaurantes e bares ocupam as calçadas e servem pratos da culinária regional. O arroz com pequi, o empadão goiano e os biscoitos caseiros são típicos da região. A melhor estrutura hoteleira é a da Pousada dos Pireneus, que fica a dois quilômetros do centro histórico.

FESTA DO DIVINO

Uma importante atração de Pirenópolis é a Festa do Divino, que acontece todos os anos, 50 dias depois da Páscoa. Nesse evento, são encenadas as Cavalhadas, um confronto entre os exércitos cristão e muçulmano. Trazidas pelos padres portugueses, as Cavalhadas acontecem na cidade desde 1826. Seu sucesso e tradição se devem ao fato de um grande número de colonizadores da região ter vindo do norte de Portugal, onde a invasão moura foi mais intensa.

Acima, à esquerda, o sítio Novo onde nasceu o cantor Zezé Di Camargo e novo ponto turístico da cidade depois do filme Dois Filhos de Francisco. O local é aberto à visitação e ainda há parentes do cantor no local. A partir dessa foto, em sentido horário, a ponte sobre o rio das Almas; os deliciosos biscoitos caseiros de Dora Doces; o Pireneus, que, como a maioria dos restaurantes, fica no centro histórico da cidade, recebendo turistas; e a Reserva Ecológica Vargem Grande, no Parque Estadual da Serra dos Pireneus, um excelente lugar para o descanso. Lá há duas lanchonetes e as cachoeiras do Lázaro (na última foto) e a de Santa Maria

SERRA DOS PIRENEUS

Distante 20 quilômetros de Pirenópolis, a Serra dos Pireneus é um local com enorme quantidade de nascentes e mais de 100 cachoeiras. Para manter e proteger esse ecossistema foi criado o Parque Estadual da Serra dos Pireneus, abrangendo áreas dos municípios de Pirenópolis, Corumbá e Cocalzinho de Goiás. Comece seu passeio na Serra dos Pireneus pelo Mirante do Ventilador, de onde se avista toda a cidade. Caminhando com atenção e evitando barulho, é possível observar a riquíssima fauna do cerrado, com macacos, emas, tucanos, tamanduás e lobos- guará

A área é o local ideal para a prática de caminhada, rapel de cachoeiras e off-road. No verão, os adeptos de rafting, acquaride e bóiacross marcam presença nas corredeiras dos rios do Peixe e das Almas. Já os fãs de tirolesa, cavalgada e escalada encontram todas as condições para curtir as atividades na Fazenda Tabapuã dos Pireneus. E, para quem quer somente ficar embaixo de uma cachoeira, sem fazer nada, recomendamos a Reserva Ecológica Vargem Grande, uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) que possui duas lanchonetes e as acachoeiras do Lázaro e Santa Maria.

O SÍTIO NOVO

A Fazenda Sitio Novo, distante 38 quilômetros de Pirenópolis, está se tornando ponto turístico depois do filme Dois Filhos de Francisco, No local nasceu o cantor Zezé Di Camargo e ainda hoje parentes do cantor vivem por lá. A fazenda recebe turistas para visitação e, com um pouco de sorte, o visitante poderá encontrar a tia Lalau e o Zé do Tucho, que vão gostar de “prosear” sobre a vida do cantor e de sua família.

BRASÍLIA NO CAMINHO

Os que vão da região sul para Pirenópolis vão passar por Brasília. Para quem não conhece a capital, compensa desviar o caminho e fazer um city tour. A cidade tem o formato de um enorme avião: o corpo seria o Eixo Monumental e as asas, a parte Sul e Norte. O Eixo começa no Terminal Rodoferroviário, onde passa a DF-003, estrada de quem vem do Sul. Siga por ele, passando pelo Planetário, pelo Parque da Cidade, pela Torre da TV e pela Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, uma parada obrigatória. Continuando na mesma direção, visite o Palácio Itamarati e a Praça dos Três Poderes. Contorne a praça e volte, passando pelo Palácio do Planalto, pelo Congresso Nacional, pela Esplanada dos Ministérios, pelo Teatro Nacional e pelo Memorial JK.

Grande parte dos colonizadores da região veio do norte de Portugal, que tem forte influência moura

Acima à esquerda e em sentido horário, fotos das cavalgadas da Festa do Divino. Você pode programar a sua visita à região justamente para a época das festividades, que têm seu auge 50 dias depois da Páscoa e são uma das principais atrações turísticas de Pirenópolis. Quem é fã de Zezé Di Camargo não pode deixar de procurar o senhor de chapéu e olhos azuis (foto abaixo). É o Zé do Tucho, um morador local que lembra das histórias de infância do cantor e, com sorte, pode ser encontrado no Sítio Novo. À direita, dois cartões-postais de Brasília. Quem for a Pirenópolis partindo do sul, pode visitar a cidade

DICAS

• É recomendado tomar vacina contra febre amarela.

• Nas visitas às cachoeiras, leve sempre repelente, protetor solar, água, barra de cereal ou frutas.

• Prefira tênis ou sandálias já usados para caminhar pela cidade ou pelas trilhas.

SERVIÇOS

Delfinópolis

Centro de Atendimento ao Turista – (62) 3331-2729

Pousada dos Pireneus – (62) 3331-1345

Pousada O Casarão – (62) 3331-2662

Restaurante Pensão Padre Rosa – (62) 3331-3577

Restaurante Pireneus

www.pireneusrestaurante.com.br

Dora Doces e Biscoitos Caseiros – (62) 3331-1497

Santuário da Vida Selvagem Vagafogo – (62) 3335-8515

Reserva Ecológica Vargem Grande – (62) 3331-3166

Fazenda Hotel Tabapuã dos Pireneus – (62) 3331-1029

Argento – Artesanato em Prata – (62) 3331-1630

DISTÂNCIAS

Goiânia

125 km

Brasília

145 km

Belo Horizonte

868 km

São Paulo

1.130 km

Rio de Janeiro

1.480 km

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel