A linha Pajero é uma das maiores famílias de offroad vendidas no Brasil. Desde a caçula TR4 até o luxuoso Full, destacamse por encarar obstáculos no fora de estrada e, ao mesmo tempo, garantir conforto na cidade.

A nova Pajero TR4 2010 não foge à regra. Com bastante agilidade no trânsito e muita aptidão para os circuitos de terra, este utilitário esportivo é uma boa opção para quem usa o carro no dia a dia das grandes metrópoles, mas gosta também de respirar um ar mais fresco junto à natureza, no sítio, nas horas vagas.

As principais novidades do TR4 2010 são visuais: as mudanças o deixaram mais harmônico e elegante, sem perder o apelo aventureiro. Mas o motor também mudou, com aumento de potência graças a uma maior taxa de compressão, mais adequada ao uso do etanol. Agora, com álcool, o utilitário gera 140 cv de potência (eram 133 cv) e, com gasolina, 135 cv (eram 131 cv).

Em relação ao modelo anterior, as linhas suaves e arredondadas, aliadas a rodas maiores (passaram de 16 para 17 polegadas) com pneus de perfi l mais baixo, deixaram o jipinho com uma aparência mais urbana. Por dentro, o painel também mudou, acompanhando a tendência externa, com formas sóbrias.

O novo TR4 parece mais comportado. Ledo engano: coloque-o em uma situação que exija seus atributos 4×4 e seu DNA off-road aparecerá. São vários modos de tração: 4×2 ou 4×4, com bloqueio do diferencial e reduzida. Com exceção da reduzida, todas as seleções podem ser feitas em velocidades de até 100 km/h.

Impressiona o acerto de suspensão, que garante boa estabilidade sem repassar solavancos aos ocupantes. Já na estrada o desempenho não agrada: por ser mais voltado para o uso off-road, sua relação de marcha é curta, e acima dos 90 km/h ele parece pedir mais marchas.

O utilitário leva até cinco pessoas, mas melhor levar só quatro: o espaço interno é semelhante a um compacto: os ocupantes da frente viajam à vontade, mas os de trás vão um pouco apertados.

Seja na cidade, seja nas estradas – ou ainda fora delas -, o Pajero TR4 é um carro ágil e valente. O modelo já está à venda na rede Mitsubishi em três versões: automática (R$ 71.990), manual (R$ 68.990) ou ainda a GLS, mais simples e oferecida apenas com câmbio manual (R$ 65.990).

As lanternas traseiras também mudaram: agora estão mais transparentes e com novo desenho

Acima, o painel de instrumentos, que recebeu iluminação azul e linhas sóbrias. O espaço interno é bom nos bancos dianteiros, mas reduzido no banco traseiro e no porta-malas