A Amazon e Stellantis anunciaram nesta quarta-feira (5) uma série de acordos globais de longo prazo com foco na experiência do veículo e transição da indústria de mobilidade para um futuro sustentável.

Haverá a implantação de software da Amazon em toda a organização Stellantis, incluindo desenvolvimento de veículos, construção de experiências conectadas e treinamento da próxima geração de engenheiros de software automotivos. A colaboração irá focar em diversas áreas.

+ Stellantis lidera em vendas no Brasil e América do Sul
+ Carro como serviço: Stellantis prevê novas interações com motoristas
+ CES 2022: Citroën exibe skate e Ami como soluções de mobilidade

STLA SmartCockpit

As companhias irão colaborar para desenvolver software para o “STLA SmartCockpit”, que funcionará em milhões de veículos da Stellantis globalmente a partir de 2024.

“A plataforma definida por software se integrará com a vida digital dos clientes para criar experiências personalizadas e intuitivas no veículo por meio de aplicativos aprimorados para entretenimento, assistência de voz habilitada para Alexa, navegação, manutenção de veículos, mercados de comércio eletrônico e serviços de pagamento”, diz a Stellantis em nota.

Engenharia Colaborativa e Inovação

A Stellantis e Amazon planejam construir a próxima geração de infraestrutura habilitada para nuvem para plataformas veiculares, incluindo STLA SmartCockpit. A Stellantis escolheu a AWS como seu provedor de armazenamento em nuvem.

Hubs de Inovação e Agile-Auto Software e Academia de Dados

Stellantis anunciou recentemente o lançamento de uma Academia de Software para a qualificação de funcionários novos e existentes. Como parte disso, Stellantis e AWS também planejam lançar um novo currículo de aprendizagem global, chamado “Agile-Auto Software” e “Academia de Dados”, que cobrirá software, dados e tecnologia em nuvem.

A Stellantis também treinará mais de 5.000 desenvolvedores e engenheiros até 2024 em tecnologias de nuvem relacionadas à AWS para acelerar sua transformação em uma empresa baseada em dados na nuvem.

Rede sustentável de entregas da Amazon

A Stellantis apoia as operações de “Última Milha” da Amazon com os seus veículos comerciais leves (LCVs) desde 2018 na América do Norte e Europa, com veículos incluindo Ram ProMaster, Fiat Ducato e Peugeot e Citroën LCVs.

Em apoio ao Acordo Climático e seu compromisso de ser carbono zero até 2040, a Amazon está transformando suas operações de última milha com novas soluções sustentáveis.

Como parte de um acordo à parte com a Stellantis, a Amazon será o primeiro cliente comercial do novo Ram ProMaster Battery Electric Vehicle (BEV) da Stellantis, a ser lançado em 2023.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ PRF apreende Quantum com giroflex e adesivo de ‘Os Caça-Fantasmas’
+ CNH vencida: veja o grupo que precisa renovar o documento em janeiro
+ Rodízio de SP está suspenso desde segunda (20); veja quando volta
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ São Paulo suspende rodízio de automóveis em dezembro; veja as datas
+ IPVA 2022 de São Paulo tem desconto triplicado; veja a tabela
+ Licenciamento 2022: Detran-SP divulga calendário e preço; veja
+ Avaliação: uma semana de Renault Zoe – carro elétrico vale a pena?
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ CES 2022: BMW apresenta tecnologia que muda cor de carro; assista