O Senai-PE (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco) inaugurou nesta semana um parque tecnológico chamado de Senai Park.

Dois projetos estão em execução no local e somam investimentos de R$ 100 milhões, com previsão de mais R$ 200 milhões em captação.

O primeiro desenvolve um protótipo nacional de bateria de lítio de baixa tensão para veículos híbridos. Neste, há a participação das empresas Moura, Stellantis, Volkswagen, Iochpe Maxion e Horse.

O segundo tem como foco a digitalização da cadeia de produção do hidrogênio sustentável, com empresas como Neuman & Esser, Siemens, White Martins, Hytron, Compesa e CTG Brasil.

Senai Park
Senai Park – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

+ Fábrica da BYD tem carros espalhados e obras para todo lado
+ Quais são os carros que sairão da nova fábrica da GWM no Brasil

O que é o Senai Park?

Senai Park está instalado no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca, Pernambuco. De acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, “a estrutura foi criada para atender às demandas da indústria pernambucana e nacional, promovendo o desenvolvimento tecnológico e a integração entre empresas, instituições de ensino e centros de pesquisa”. O objetivo é validar projetos e acelerar o lançamento de produtos no mercado nacional.

Instalado em uma área de 1,4 hectare, o Senai Park possui estrutura modular e laboratórios voltados à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções industriais. O espaço conta com plantas-piloto, linha de produção de baterias de lítio em pequena escala e equipamentos para a produção e uso de hidrogênio verde, que inclui eletrolisador, célula a combustível e estação de abastecimento.