A participação de mercado de automóveis chineses saltou 15,59% no Brasil. Se em dezembro do ano passado elas representavam 7,63%, em janeiro de 2025 elas foram 8,82% das vendas registradas.

Essas marcas estão diretamente atreladas ao segmento de eletrificados, que somou 15.921 emplacamentos. O número representa uma queda
de 25,6% em relação a dezembro (21.394 unidades), mas um crescimento de 34,9% frente a janeiro de 2024 (11.796 unidades).

Os dados foram divulgados pela Bright Consulting.

+ Branca, preta e prata: veja ranking das cores com mais carros no Brasil
+ BYD salta 6 posições e agora é 3ª marca de carros mais vendida no mundo; veja ranking

Confira abaixo a distribuição por tipo de motorização: 

  • BEV (elétrico): 3.858 unidades (24,23%);
  • PHEV (híbrido plug-in): 6.335 unidades (39,79%);
  • MHEV/HEV (híbrido leve/híbrido convencional): 5.728 unidades (35,98%).

Modelos mais vendidos:

  • BEV (elétrico): BYD Dolphin Mini (1.725 unidades);
  • PHEV (híbrido plug-in): BYD Song Pro (2.040 unidades);
  • MHEV (híbrido leve): Fiat Fastback Audace (1.594 unidades);
  • HEV (híbrido convencional): GWM Haval H6 (611 unidades).
Carro eletrificado
Carro eletrificado – Crédito: Freepik

Geral

Ao todo, o primeiro mês do ano fechou com 158.295 emplacamentos, o que representou uma queda de 34,92% em relação a dezembro (243.221 unidades), mas um crescimento de 4,25% em relação ao mesmo mês de 2024 (151.840 unidades).

Confira abaixo os destaques por marca:

  • Fiat: cresceu 1,14 p.p., passando de 20,56% em dezembro para 21,70% em janeiro;
  • Toyota: aumentou de 6,55% para 6,74% (+0,19 p.p.);
  • Jeep: teve o maior avanço, de 4,21% para 5,83% (+1,62 p.p.);
  • Volkswagen: perdeu 3,2 p.p., caindo de 16,55% para 13,35%;
  • Hyundai: recuou 2,07 p.p., indo de 8,24% para 6,17%;
  • GM caiu 0,92 p.p., saindo de 13,33% para 12,41%.
Fiat Strada
Fiat Strada é líder do mercado – Crédito: Divulgação/Stellantis