China: Zotye Jiangnan TT — 20.800 iuanes (R$ 11.300)

Zotye Jiangnan TT (Foto: Divulgação)
Zotye Jiangnan TT (Foto: Divulgação)

Este é um daqueles exemplos de carros que sumiram do mercado brasileiro mais ainda estão presentes em outros lugares do mundo. Produzido pela montadora local Zotye, o Jiangnan TT é um Suzuki Alto japonês dos anos 1980 produzido sob licença, equipado com um velho motor 0.8 de três cilindros e um câmbio manual de apenas quatro marchas. E hoje é o carro mais barato do mundo.

Estados Unidos: Nissan Versa — US$ 11.990 (R$ 43.000)

Nissan Versa S (Foto: Divulgação)
Nissan Versa S (Foto: Divulgação)

O sedã compacto da marca japonesa é vendido nos Estados Unidos por um preço muito parecido ao cobrado no Brasil pela versão 1.0 do mesmo carro. Mas apesar do pacote de equipamentos bem parecido, o Versa dos americanos está equipado desde a versão mais barata com um motor 1.6 de 110 cv.

Japão: Suzuki Alto — 847.800 ienes (R$ 28.000)

Suzuki Alto (Foto: Divulgação)
Suzuki Alto (Foto: Divulgação)

O carrinho é realmente compacto. Tem um motor 0.6 de três cilindros e 49 cv, 3,40 metros de comprimento (16 cm menos que o Fiat Mobi) e pesa apenas 610 quilos. Mas tem equipamentos que no Brasil não são tão comuns mesmo em carros maiores, como o controle eletrônico de estabilidade e sistema de ventilação com tratamento antimicrobiano.

Alemanha: Lada Granta — 6.750 euros (R$ 27.000)

Lada Granta (Foto: Divulgação)
Lada Granta (Foto: Divulgação)

Na terra dos Volkswagen, a opção mais popular é dos russos. O Lada Granta é um sedã compacto oferecido com um motor 1.6 de apenas 87 cv, capaz de levar o carrinho a 168 km/h. Mas pelo menos é bem equipado, com direito a vidros elétricos e ar-condicionado.

Índia: Tata Nano — 220.000 rúpias (R$ 11.700)

Tata GenX Nano (Foto: Divulgação)
Tata GenX Nano (Foto: Divulgação)

O Nano surgiu com a proposta de ser um meio de transporte simples sobre quatro rodas. Mas acabou ganhando (um pouco) de sofisticação, com a opção de uma transmissão automatizada, direção com assistência elétrica e um interior mais caprichado. Perdeu o posto de mais barato do mundo, mas ainda é o indiano mais acessível.

Reino Unido: Dacia Sandero — 5.995 libras (R$ 31.000)

Dacia Sandero Access (Foto: Divulgação)
Dacia Sandero Access (Foto: Divulgação)

O Renault Sandero conhecido dos brasileiros é vendido no Reino Unido sob a marca romena Dacia. A versão mais barata da linha é a Access, que está equipada com um motor 1.2 de 75 cv e tem um visual extremamente simplório, com rodas de aço sem calota e os para-choques em plástico sem pintura. Por outro lado, conta com equipamentos de segurança como os controles de tração e estabilidade e um monitor de pressão dos pneus.

Brasil: Chery QQ — R$ 28.790

Chery QQ (Foto: Divulgação)
Chery QQ (Foto: Divulgação)

O carro mais barato do Brasil é o chinês Chery QQ. Equipado com um motor 1.0 de três cilindros e 69 cv, vem bem equipado desde a versão mais barata, com direito a ar-condicionado, direção com assistência elétrica e vidros dianteiros elétricos.

França: Suzuki Celerio — 7.490 euros (R$ 30.000)

Suzuki Celerio (Foto: Reprodução)
Suzuki Celerio (Foto: Reprodução)

Produzido na Índia, o Celerio concorre no mercado internacional com modelos como o Nissan March e o Ford Figo (como o Ka brasileiro é conhecido na Índia). Tem visual simples, com rodas de aço pretas sem calotas e motor 1.0 de três cilindros e 68 cv

Canadá: Nissan Micra — 9.988 dólares canadenses (R$ 27.300)

Nissan Micra (Foto: Reprodução)
Nissan Micra (Foto: Reprodução)

Outro carro vendido no Brasil, o Nissan March (também conhecido como Micra) é o modelo mais acessível do Canadá. Sai de fábrica com motor 1.6 de 110 cv e rodas de aço de 15 polegadas, mas os vidros elétricos não estão disponíveis e o ar-condicionado é opcional.

Coreia do Sul: Kia Morning/Picanto — 9.150.000 won (R$ 27.700)

Kia Morning/Picanto (Foto: Divulgação)
Kia Morning/Picanto (Foto: Divulgação)

O Kia mais acessível do Brasil é também o carro mais barato vendido na Coreia do Sul.