O empresário e piloto Pedro Costa convive diariamente com os carros mais caros do país. Quando recebeu a reportagem na sede da Stradale Car Service, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, sua oficina estava cuidando de dois Porsches, um McLaren e alguns Mercedes, BMW, Audi e Volvo que somavam, tranquilamente, mais de R$ 10 milhões.

“Eu me considero um pediatra dos meus clientes, eu trato dos filhos deles. É uma relação de altíssima confiança você entregar a chave de um carro de R$ 5 milhões na mão de alguém”, explica Costa sobre a relação dos proprietários com seus veículos. 

A história dele com carros nasceu duas gerações atrás. Seu avô, Jacyr Martins Costa, fundou a Rede Caçula de Pneus em 1960 e chegou a ter 42 pontos de venda pela cidade de São Paulo. Em 2016 Pedro começou a tocar o negócio da família, que foi vendido para a Pirelli em 2018.

“Depois da venda eu pensei: o que eu vou fazer da minha vida? Eu já tinha terminado minha segunda faculdade e uma pós-graduação e pensei que era o momento de empreender”, conta. 

Stradale: novo conceito de oficina premium

Com seus contatos no ramo do varejo e acesso aos clientes, Costa queria criar algo diferente, com um serviço de excelência e, além de tudo, uma experiência aos consumidores.

Foi aí que ele teve a ideia de fundar a Stradale, oficina especializada em carros premium e a única que presta esse tipo de serviço no país.

“Eu trouxe para o Brasil um conceito do One Stop Shop. Antigamente o cliente tinha que pegar o carro e trocar o pneu em um lugar, fazer a manutenção em outro, escapamento em um terceiro e ficava pingando de galho em galho. Eu vi que isso era um problema porque o dono de um carro importado não quer ficar lidando com várias oficinas e centros de serviço, ele quer resolver o problema dele. Então a Stradale vem com um viés de solução 360 graus, que é o one stop shop e full service”, explicou. 

 Stradale é a primeira “one stop shop” para carros premium do Brasil. Foto: Divulgação/ Stradale (Crédito:Divulgação/ Stradale)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diferentemente do pensamento geral sobre uma oficina, não há graxa no chão nem pôsteres de mulheres nuas nas paredes na sede da empresa, na Avenida Cidade Jardim. Costa conta que a preocupação sempre foi oferecer uma experiência única aos seus clientes, e pegou o exemplo da rede de Hotéis Fasano como inspiração para o seu negócio.

“Você vai no Fasano lá em Punta Del Leste, em Salvador ou em Nova York é o mesmo cheiro, o mesmo serviço, a mesma roupa de cama e o mesmo café da manhã. Então quando eu montei a Stradale eu não quis criar uma oficina, eu quis criar uma marca muito forte e sólida para que eu pudesse depois abrir outras frentes de negócio criando assim uma marca de desejo com capilarização e com um viés diferente de expansão”, disse. 

+ Ram cresce 336% no Brasil e puxa mercado de picapes grandes e de luxo
+ Teste Rápido: Ford F-150 oferta luxo e fôlego de sobra para acelerar

Condomínio de luxo será o próximo passo

A pandemia de Covid-19 que atingiu o mundo no começo de 2020, mudou muita coisa para sempre. Costa conta que foi daí que ele viu a quantidade de clientes que estavam com projetos de “segundas casas” com a adoção do home office por muitas empresas.

Junto com a Bossa Nova Sotheby’s, ele resolveu criar a Villa Stradale, condomínio de altíssimo padrão à beira da represa de Bragança Paulista.

“Quando eu montei o projeto, pensei: como eu posso fazer algo diferente? E aí veio a ideia de fazer um condomínio pé na água de alto padrão, já que não tinha nada parecido. Conhecendo os clientes e as necessidades deles eu montei esse projeto”, contou. O condomínio ainda não foi lançado oficialmente, mas a procura, de acordo com Costa, já está sendo alta.  

Proximidade com clientes é trunfo da marca

Além do serviço de excelência, Costa também investe no relacionamento com o cliente e no processo de pós-venda. Nesse sentido, ele criou a Stradale Experience, em que leva seus clientes para experiências exclusivas como acelerar seus carros de luxo no autódromo de interlagos.

“Este ano a gente vai fazer os Stradale Sertões Experience. Vamos ficar quatro dias em Jericoacoara, fazendo trilhas nas dunas, com alta gastronomia e kitesurf. Tudo para estar próximo do nosso público e oferecer experiências que levam a marca a outro patamar”, disse Costa. 

Experiência como piloto ajuda na hora de administrar as empresas 

Estilo arrojado nas pistas ajuda nos negócios. Foto: Divulgação/ Stradale

A paixão por automobilismo desde criança fez com que Costa também se aventurasse nos autódromos do país. Ele acredita que o esporte o ajuda a se tornar ainda mais arrojado na condução de suas empresas e empreendimentos.

“No automobilismo você pode estar com o melhor carro possível, na melhor preparação física, confiante no carro, mas sempre pode acabar furando um pneu, você pode rodar e bater na primeira curva. Como é que você lida com isso? Você desiste? Não, você tem que pensar no campeonato. Se você quer ganhar o campeonato, tem que ir pra próxima e entender o que poderia ter sido feito diferente. E nos negócios isso funciona de uma forma parecida”, contou.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Bajaj: montadora indiana de motos confirma fábrica própria no Brasil
+ Novo Hyundai HB20 chega com novas versões; veja os preços
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Confira os 50 carros 0km mais vendidos do Brasil em julho
+ McLaren 750S Spectrum Theme: esportivo com pintura artesanal virá ao Brasil
+ Mercedes Classe A chega atualizado por R$ 344.900
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Vendas de veículos eletrificados aumentam 138% no Brasil
+ Produção de carros cai 3% ante junho em função dos estoques, diz Anfavea