Emissão de CO2 zero g/km 100% Elétrico

RENAULT ZOE ESTIMADO / EUROPA (€ 20.000) R$ 47.000

A pesar de já bem próximo da versão definitiva, o modelo destas páginas ainda é um conceito. Uma unidade única, artesanal, saída diretamente do Salão de Paris (França), onde foi apresentado no ano passado, e que custa alguns milhares de euros. Dirigi-lo é uma tarefa empolgante, ainda mais no circuito de Mortefontaine, perto de Paris. A pista é úmida e o carro, projetado para os estandes, não tem revestimento térmico. Para completar, a assistência do volante estava com defeito, o que deixava a direção muito pesada. Sem os isolamentos acústicos, o que se ouve na cabine é o zumbido da bomba do servofreio.

Totalmente elétrico, o Zoe funciona com um propulsor de 60 kW, ou 80 cv de potência, e 22,6 kgfm de torque. Com essa motorização, segundo a marca, o carro de 1.392 kg acelera de zero a 100 km/h em 8,1 segundos e chega à máxima de 135 km/h. Um desempenho bem interessante para um carro urbano. A arrancada é boa, mas – como em todos os elétricos – o destaque fica para as retomadas, já que sua curva de torque é totalmente plana e há força em qualquer circunstância. Mas a grande vantagem do modelo é a autonomia de 160 quilômetros, rara entre os modelos com essa tecnologia. A recarga das baterias em uma tomada residencial leva de seis a oito horas. Nos postos de carregamento rápido, em dez minutos se consegue energia para rodar 60 quilômetros. Em meia hora, 80% da carga está completa.

Mas a Renault inovou em seus modelos ecologicamente sustentáveis e bolou um sistema interessante de compartilhamento. Quando a bateria descarrega, o motorista leva o carro a um posto. Lá, ela é retirada e substituída, em apenas três minutos. O proprietário do carro não é dono da bateria, em contrapartida, nunca fica sem carga, e não arca com sua manutenção, troca e descarte.

No interior, o painel é limpo e há informações digitais sobre velocidade e carga em reserva. O design do carro aponta não só o futuro dos modelos sustentáveis da Renault como também adianta as linhas do próximo compacto da marca, provavelmente a nova geração do Clio. Programado para ser lançado em 2012, o Zoe terá preço, na Europa, na casa dos 20.000 euros.

Renault Zoe

Motor elétrico baterias de íons de lítio Transmissão automática, tração dianteira Dimensões comp.: 4,09 m – larg.:1,79 m – alt.: 1,54 m Entre-eixos 2,605 m Porta-malas 290 litros Pneus 185/55 R21 Peso 1.392 kg • Eletricidade Potência 80 cv Torque 22,6 kgfm a partir de 1 rpm Velocidade máxima 135 km/h 0 – 100 km/h 8,1 segundos AUTONOMIA 160 km tempo de recarga tomada convencional: 6-8 horas – posto de carregamento rápido: 10 min para 60 km de autonomia, 30 min para 80% da carga total

A autonomia é de bons 160 quilômetros e o desempenho é surpreendente. O carrinho faz de zero a 100 km/h em 8,1 segundos