Dirigindo um smart, você vira o centro das atenções. Ele é pequeno, divertido e muito prático. O que dizer, então, de sua versão cabrio? Impossível passar despercebido. A capota pode ser recolhida eletricamente e, se quiser aumentar a sensação de liberdade, as barras do teto podem ser retiradas e guardadas em um compartimento específico, dentro da tampa do porta-malas.

Já as suspensões com ajuste firme sofrem demais com o nosso piso e acabam transmitindo desconforto aos ocupantes. Claro, o “carrinho” está acostumado a rodar no liso asfalto europeu. Talvez seja por isso que a versão cabrio é mais barulhenta que a coupé, de teto rígido.

Se conforto não é seu forte, o pequeno smart garante vigor no trânsito urbano. Dificilmente alguém sairá dos semáforos na sua frente. O pequeno e eficiente motor tricilíndrico com turbo, aliado ao baixíssimo peso do modelo, permite andar com muita agilidade. Para ficar ainda mais econômico, recebeu um novo gerenciamento que diminuiu em 5% o consumo de combustível. É um scooter, mas com quatro rodas.

Esta versão cabrio carrega as (poucas) novidades internas e externas do modelo 2012. O conforto não é seu ponto forte, mas o modelo esbanja itens de segurança, como ESP, ABS e quatro airbags

Depois de arrancar, a transmissão automatizada de cinco velocidades compromete o desempenho. No modo automático, demora para passar ou reduzir as marchas e dá trancos exagerados. Opte pelas trocas manuais feitas na alavanca ou nas borboletas atrás do volante. Aí sim, o smart fica um pouco mais empolgante.

smart fortwo cabrio

MOTOR três cilindros em linha, 1,0 litro, 12 V TRANSMISSÃO manual automatizada, cinco marchas, borboletas no volante, tração traseira DIMENSÕES comp.: 2,69 m – larg.: 1,55 m – alt.:1,54 m ENTRE-EIXOS 1,867 m PORTA-MALAS 220 litros PNEUS 175/55 R15 (dianteira) – 195/50 R15 (traseira) Peso 770 kg • GASOLINA POTÊNCIA 84 cv a 5.250 rpm TORQUE 12,2 kgfm de 2.000 a 4.200 rpm VEL. MÁXIMA 145 km/h 0 – 100 km/h 10s7 CONSUMO cidade: 16 km/l – estrada: 24,3 km/l CONSUMO REAL cidade: 12 km/l – estrada: 17 km/l

Tirando o smart de seu hábitat natural, as cidades, é preciso ter cautela. Na estrada, a turbulência gerada por caminhões ou ônibus e os ventos laterais afetam a trajetória do “pequenino”. Mas, com cuidado, dá para seguir bem.

Apesar de faltar um ajuste de altura do banco e da coluna de direção, a posição de dirigir é boa e os comandos estão muito bem posicionados. Aliás, esse novo modelo 2012 estreou estofamento diferenciado nos bancos, painel redesenhado, caixa porta-treco, o sistema Isofix para prender cadeirinhas de crianças e o som multimídia que opera por toques na tela, com GPS integrado. Outro destaque é o visual reformulado, que incorporou spoiler pintado na cor da carroceria, luzes diurnas de LED e rodas de seis raios.

E, se você é um dos (muitos) brasileiros que sonham em ter um conversível, talvez tenha chegado a hora. De acordo com a Mercedes, o smart cabrio é o descapotável mais acessível do mercado nacional: R$ 69,9 mil. Um BMW Z4 ou um Mercedes SLK, dependendo da versão, custam mais R$ 220 mil. Gostou? Então aproveite dias ensolarados de um jeito diferente.