A cada ano que passa, o L.A. Auto Show (ou Salão de Los Angeles), realizado na Califórnia, EUA, ganha importância. Não chega nem perto da mostra de Detroit, a mais tradicional do país, mas tem, além de algumas estreias apenas para o mercado norte-americano, também lançamentos mundiais. O curioso é que muitas montadoras guardam para Los Angeles lançamentos que têm a ver com o consumidor californiano, como veículos com apelo ecológico, superesportivos e conversíveis.

MOTOR SHOW esteve presente em sua última edição, entre os dias 18 e 27 de novembro. Confira nestas páginas algumas das principais atrações que selecionamos. Além delas, ainda foram grandes destaques o novo Honda CR-V, que você confere em detalhes mais adiante, e o novíssimo Hyundai Azera, que ganhou uma reportagem especial nesta edição. Ambos chegam em breve ao mercado brasileiro.

 

VW Passat CC

VW Beetle R

O novo Passat CC, nos Estados Unidos, sempre se chamou Volkswagen CC. No salão californiano, a nova geração do cupê de quatro portas fez sua estreia mundial. As vendas, nos Estados Unidos, começam no primeiro semestre de 2012. Por aqui, será oferecido com o motor 2.0 turbo de 202 cv ou com o V6 3.6 de 283 cv. Além do novo visual, seu interior ficou mais espaçoso: agora leva até cinco ocupantes. Outra atração da marca foi apresentada ao mundo no Salão de Frankfurt, em setembro, e agora mostrada aos americanos – o Beetle R. A releitura do “besouro” ganhou um novo para-choque 30 mm mais largo e caixas de rodas 15 mm maiores para receber as rodas Talladega aro 20, além de freios com pinças azuis. O Beetle R ainda tem um aerofólio diferente, difusor de ar traseiro e saída quádrupla de escapamento. Por dentro, bancos esportivos forrados em couro, quadro de instrumentos com grafia renovada e peças de acabamento com pintura black piano.

 

Mercedes C63 AMG Black Series

Mercedes ML 63 AMG

No estande da marca da estrela, dois belos superesportivos. O C63 AMG Black Series tem motor V8 6.3 com pistões, bielas e virabrequim forjados e radiador de óleo 50% maior. Produz 517 cv e 63,1 kgfm de torque. Acelera de zero a 100 km/h em 4,2 segundos. Além disso, tem diferencial autoblocante eletrônico, novas barras antirrolagem e molas mais esportivas. Outra estrela da marca foi a nova ML 63 AMG. O jipão de luxo traz o novo motor V8 de 5,5 litros biturbo, que substitui o antigo V8 com 6,3 litros (justamente a unidade do C63 AMG Black Series). Esse novo bloco produz nada menos que 518 cv e 71,3 kgfm. Mas o grande atrativo está nos 33% de economia de combustível em relação ao motor antigo. Quem quiser pode optar pelo Kit AMG Performance Package, que aumenta os números para 550 cv e 77,4 kgfm. Assim, a velocidade máxima também sobe para exorbitantes 282 km/h.

 

Porsche Panamera GTS

O Porsche Panamera GTS tem mecânica aspirada V8 de 4,8 litros com 430 cv – 30 cv a mais que o Panamera 4S. Acelera de zero a 100 km/h em 4,5 segundos e crava 290 km/h de máxima. A tração é integral e a transmissão, PDK de dupla embreagem. Além disso, o chassi foi melhorado e a suspensão ativa, por meio de um botão, ajusta o controle de amortecimento. A altura em relação ao solo tem controle automático e o GTS é 10 mm mais baixo que as demais versões. Os discos de freios são do Panamera Turbo. Enquanto o sistema PDCC controla a rolagem da carroceria, o PTV Plus distribui a potência nas rodas traseiras. O visual traz novos spoilers, saias laterais e saídas de escapamento.

Ford Escape

Inspirado no Vertrek, ele adianta as linhas do futuro EcoSport, que estreia aqui em 2012. Na Europa, será a segunda geração do Kuga. São oferecidos três motores (todos quatro cilindros): 2.5 aspirado de 168 cv, 1.6 EcoBoost (turbo e injeção direta) de 173 cv e 24,5 kgfm e 2.0 EcoBoost com 237 cv e 34,6 kgfm de torque. A nova transmissão automática de seis velocidades estará disponível para todos os propulsores, assim como a tração integral. Ainda há o assistente de balizas, frenagem automática e um sistema que monitora pontos cegos.

Ford Mustang

As versões V6 e V8 5.0 (GT) ganharam um facelift e chegam ao mercado americano no segundo semestre do ano que vem. As novidades também aparecem na versão 302 Boss com redesenhadas saídas de ar no capô, luzes HID (High-Intensity Discharge) e a lanterna de LED. Seu motor V8 desenvolve 444 cv de potência e a suspensão é rebaixada. Já o Shelby GT500 2013 merece um capítulo à parte. Sob o capô está o V8 mais potente de série já produzido: um 5,8 litros com 658 cv e 83 kgfm de torque. Segundo a Ford, o modelo passa facilmente dos 322 km/h de velocidade máxima.

Jaguar XKRS Convertible

Muita rapidez e cabelos ao vento! A força deste conversível vem do motor V8 de 5,0 litros com 524 cv – o motor mais potente já produzido pela inglesa Jaguar. Apesar do peso de 1.800 kg, ele acelera de zero a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e atinge os 300 km/h de velocidade máxima. A tração é somente traseira.

Lamborghini Gallardo LP550-2 Spyder

O superesportivo tem motor longitudinal traseiro V10 de 5,2 litros que produz respeitáveis 550 cv. Acelera de zero a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge 317 km/h de velocidade máxima. A transmissão é automática E-Gear. Como a versão que a originou, Valentino Balboni, a tração é somente traseira.