21/05/2025 - 18:00
Convenhamos que os nomes dos VW elétricos não são nada simpáticos, e pouco desenrolados quanto a escrita: a sigla “ID”, sempre em letra maiúscula (abreviação de “Design Inteligente” em inglês), é seguida de um ponto final (“.”), antes de dar espaço para o tamanho do modelo em números (“3”, “4” ou “5”), ou então sua vocação, como no caso da “Nova Kombi”, a “Buzz”. A pronúncia em português? “Ái Dí Fôr” (ID.4), ou “Ái Dí Bãs” (ID.Buzz). Confuso, não?
A marca também chegou nessa conclusão. Por isso, vai começar a dar nomes mais reais e fáceis de ler, escrever e interpretar, para seus modelos elétricos. A palavra veio de Martin Sander, um dos chefões de vendas, marketing e pós-vendas da marca no mundo, em entrevista recente a revista automotiva austríaca Auto und Wirtschaft.
+VW ID.7: Passat elétrico tem nova tecnologia para ar-condicionado; veja
+Carro elétrico emite 60% mais CO2 na fabricação; ainda assim compensa?

Segundo ele, “tudo ficará mais claro com o lançamento de novos modelos no mercado”, e os VW 100% elétricos “ganharão nomes reais novamente”.
A marca alemã, hoje, está com projetos avançados de dois elétricos inéditos: ID.2 e ID.EVERY1, sendo o primeiro um hatch compacto totalmente elétrico com preço mais acessível, e o segundo também compacto, porém mais premium e personalizado.
Quando chegarão os ‘novos nomes’ da Volkswagen?
Eles chegam em 2026 e 2027, respectivamente, mas já virão com outros nomes, garantiu o executivo: “nem o ID. 2 e nem o ID. EVERY1 serão chamados assim no mercado. Anunciaremos seus nomes oficiais quando chegar a hora”. Ou seja: a mudança nas nomenclaturas dos EVs da marca deverá acontecer em breve, possivelmente no ano que vem.

O primeiro VW ID foi o ID.3, que deu as caras no Salão de Frankfurt, no segundo semestre de 2019. Desde então, a marca expandiu sua linha de EVs para ID.4, ID.5, ID.6, ID.7 (este inclusive com versão perua, a Tourer), além dos ID.Buzz e ID.Unyx 06, uma espécie de SUV coupé grande, também 100% elétrico.