01/03/2023 - 12:45
Próximo de completar 20 anos de existência no Brasil, o Nissan Sentra chega às lojas ainda esse mês em sua oitava geração.
A primeira vez que o sedã desembarcou oficialmente no País foi via importação pela própria montadora, em 2004. O modelo já estava em sua quinta geração, que era conhecida pelo código B15.
Antes disso, importadores independentes trouxeram o Sentra na década de 1990 em pequenas quantidades – globalmente, a linha surgiu em 1982.
Linha do tempo do Sentra no Brasil
O Sentra de quinta geração detinha 4,51 m de comprimento e linhas arredondadas. Fabricado na unidade de Aguascalientes, México, ele veio ao Brasil com motor 1.8 de 126 cavalos de potência, em uma única versão, a GXE.
Já em 2007, ele mudou para a sexta geração (B16): novo design com linhas mais angulosas, além de faróis e lanternas verticais. O modelo cresceu 6 cm no comprimento e, no entre-eixos, foi para 2,69 m. Também ficou mais largo e mais alto.
Para a linha 2010, lançada em novembro de 2009 pela Nissan do Brasil, houve uma atualização de estilo com a introdução da grade com três filetes contínuos, que substituía o estilo colmeia. Foram agregados novos itens na lista de equipamentos, como a chave inteligente presencial I-Key, acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular e o sistema de áudio com entrada USB e tela colorida de 4,3″.
A sétima geração global, e a terceira no Brasil, foi lançada aqui em setembro de 2013. Ela contemplava linhas inspiradas no estilo do sedã grande Altima. O Sentra cresceu mais no comprimento (4,63 m) e ficou com 2,70 m de entre-eixos. Entre as opções para o câmbio, havia o manual de seis marchas ou Xtronic CVT.
Oitava geração
A Nissan confirmou que as primeiras unidades do novo Sentra já desembarcaram no País. “A operação começa a ganhar regularidade assegurando o volume para a distribuição para todo o Brasil e o início das vendas”, diz a marca.
Ela ressalta ainda que os interessados no sedã podem procurar as lojas para realizar um cadastro e, com isso, receber em primeira mão comunicações com detalhes do carro e ações que serão promovidas pela Nissan.
O início das vendas está previsto para o final de março.
Como vai chegar o Sentra?
Vale destacar que o modelo aparece no novo documento do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, que mostra as versões, motorização e consumo.
O sedã médio, importado do México, terá três versões: Sense, Exclusive e Advance.
+ Kicks híbrido no Brasil? Nissan confirma sistema e-Power para a região
+ Quanto posso economizar com um elétrico? Calculadora da Nissan mostra
+ Nissan lança serviço de carro por assinatura; veja os modelos e valores
+ Nissan cria clube de vantagens gratuito para proprietários do elétrico Leaf
O Sentra será comercializado com o motor 2.0 de quatro cilindros aspirado, que gera 147 cv de potência e 20,04 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático CVT.
Em relação ao consumo, o veículo consegue fazer até 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, com gasolina.
O visual foi atualizado. A carroceria adota linhas mais ousadas e o modelo ganhou 5 cm de largura e ficou 5,5 cm mais baixo que o antigo.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Fórmula 1 e Tottenham firmam parceria de 15 anos; entenda
+ Avaliação: Mercedes-AMG GLA 35 4Matic é um SUV rápido e equilibrado
+ Permissão para dirigir pode virar realidade a jovens de 16 anos no Brasil
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Avaliação: Nissan Frontier S é opção voltada para o trabalho pesado
+ Confira quais são os carros 0km mais baratos do Brasil em 2023
+ Novo BMW X1 é oferecido por assinatura; veja como funciona
+ Teste rápido: Volkswagen Polo 2023 está pior… mas melhor
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Avaliação: Volvo XC60 é o senhor da eficiência; vale a pena?
+ Fórmula 1: confira todos os novos carros para a temporada 2023
+ Carro Usado: Renault Kwid é econômico ao extremo; vale a pena?
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe