Entre os consumidores que querem trocar de carro nos próximos três anos, 58% têm intenção de adquirir um veículo elétrico ou híbrido – sendo que 57% dos interessados são mulheres.

As principais razões dos consumidores para adquirir um carro híbrido ou elétrico são: “custo da recarga” (72%), “sustentabilidade” (44%), “praticidade” (27%), “tecnologia” (12%) e “custo x benefício” (9%).

A pesquisa foi realizada pelo instituto Hello Research e encomendada pela Tupinambá Energia, startup de desenvolvimento de soluções de recarga elétrica veicular.

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“Esse número aponta o potencial de crescimento desse mercado. Mais da metade das pessoas que vão trocar de carro já declaram interesse pelos carros elétricos. Ou seja, o conceito de mobilidade elétrica já tem grande aceitação, e vai atrair cada vez mais pessoas à medida que democratizarmos os custos de aquisição dos carros e o acesso à informação de qualidade. Quem dirige um carro elétrico não volta mais atrás”, declarou Davi Bertoncello, CEO da Tupinambá Energia, em comunicado à imprensa.

Atualmente, a venda de carros elétricos ou híbridos no Brasil representa apenas 0,05% do total de veículos comercializados, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A previsão é de que passe para 2,5% em 2026, quando a expectativa é ter 100 mil elétricos nas ruas do País.

Quais são os motivos por desinteresse nos eletrificados?

Por outro lado, a pesquisa também apontou os motivos que geram desinteresse (42%) na compra de um carro híbrido/elétrico, que são: “preço do veículo” (50%), “falta de informação” (20%), “condição financeira” (10%), “falta de interesse” (10%), “interesse futuro” (7%) e “recarga” (7%).

“Importante notar que vários desses argumentos tendem a ser minimizados com o tempo”, argumenta Bertoncello.

Metodologia

Foram realizadas 1.680 entrevistas nas principais regiões metropolitanas do País. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais com intervalo de confiança de 95%.

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