21/03/2022 - 17:27
Um levantamento do Detran-SP revelou que os acessos aos serviços de pesquisas de restrições, roubos e furtos de veículos cresceram 70% na comparação dos anos de 2020 e 2021.
Foram 474.734 acessos pelo aplicativo e 43.566.196 no portal do departamento no ano passado. Em 2020, foram 239.218 acessos pelo app e 25.646.946 pelo portal.
+ Segunda parcela do IPVA SP 2022 vence para veículos com placa final 8
+ Renovação de CNH: Detran-SP realiza mutirão neste sábado (19)
+ Saiba tudo sobre o licenciamento de veículos em SP, como datas e preço
As pesquisas podem ser feitas de forma gratuita por aquele cidadão, por exemplo, que está interessado em adquirir um veículo, mas antes de concluir o negócio quer se certificar de que não há nenhuma restrição criminal.
Como pesquisar? Veja o passo a passo
O primeiro passo é acessar o portal do Detran-SP ou o aplicativo do departamento (pelo sistema Android ou iOS).
App
Pelo app, não é necessário realizar login. Na tela inicial, basta clicar em “Outros veículos’ e já aparece o campo para preenchimento da placa que será consultada.
Portal
No portal, o acesso é feito pela área restrita. O cidadão clica em “Veículos” e na sequência em “Acesse o serviço”, na aba de “Pesquisa de débitos e restrições”. Em seguida, será preciso criar um cadastro, com a inserção de dados pessoais, ou acessar por uma conta do Gmail ou Facebook.
Depois, basta inserir a placa do veículo. Como resultado, aparecerá se o veículo é regular ou não. Além dessa verificação de crime, aparecem informações como ano de fabricação, cor, marca e ano do modelo. A data e horário da consulta ficam evidentes na parte inferior da pesquisa, sendo possível a impressão da mesma.
Demais débitos e restrições
Pelo aplicativo e portal também é possível realizar a consulta de débitos e restrições administrativas de veículos. Para essa pesquisa é preciso inserir, além da placa, o número do Renavam do referido veículo.
Como resultado, aparece uma lista de possíveis dívidas como IPVA, multas, restrições administrativa, tributária, judiciária, financeira e por veículo guinchado.
Nessa segunda pesquisa, aparecem ainda restrições por bloqueio de roubo/furto, status de licenciamento e inspeção veicular. Ao final da página, há algumas orientações para pagamento dos possíveis débitos.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ F1 2022: a temporada começou; veja onde assistir
+ A Mobylette está de volta, agora elétrica
+ Avaliação: Toyota Yaris Sedan e a questão da racionalidade
+ Hyundai convoca recall do Creta 2022 por desempenho no motor
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Vídeo: cilindro de gás (GNV) explode enquanto carro é abastecido
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Polícia Militar da Bahia recebe sedã elétrico da BYD
+ BMW chega a marca de 50 mil motocicletas produzidas no Brasil
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021