Já estamos na metade do teste de longa duração com o Peugeot 2008. A proposta é usar o carro normalmente no dia a dia. Trabalho, supermercado, farmácia, posto de reabastecimento e assim por diante. Controlando o consumo, até agora tivemos algo ao redor dos 16 km/l de gasolina na estrada, ou cerca de 11,5 km/l no circuito urbano, com trânsito médio.  

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2008 GT agora é híbrido-leve

O interessante é que, ainda nessa semana, a Peugeot anunciou o lançamento de sua linha 2026. Essa versão GT topo de linha, a partir de agora será oferecida apenas com motorização híbrida-leve, tecnologia emprestada dos Fiat Pulse e Fastback. Motor de arranque e alternador se juntam para formar um motor elétrico, que ajuda o 1.0 turboflex na hora de mover o carro, e se alimenta de baterias de tração pequenas, colocadas sob o banco do motorista.  

Peugeot 2008 GT 2025 – Foto: Lucca Mendonça

Além disso, esse híbrido leve permite uma redução no consumo que pode chegar a bons 10%, ao menos pelo que promete a Peugeot. A emissão de gases poluentes também é reduzida com a tecnologia híbrida-leve: menos 8%, novamente pelo que é divulgado pela fabricante.  

Números: o que muda?

Peugeot 2008 Hybrid – foto: Peugeot/divulgação

Esse 2008 GT do teste é “a moda antiga”, sem o novo sistema de eletrificação. O que muda? Na prática, não muito. Quanto ao desempenho, a nova versão híbrida-leve continua rondando os 10 segundos na prova de 0 a 100 km/h, mais ou menos o mesmo resultado de antes. Número bom, diga-se de passagem: acelera tanto quanto um hatch esportivo de anos atrás, como os VW Gol GTS, por exemplo.  

Peugeot 2008 GT 2025 – Foto: Lucca Mendonça

Os 2008 GT Hybrid também atingem a mesma velocidade máxima das versões anteriores, somente a combustão, com uma ligeira melhora. Ligeira mesmo: com gasolina, vai de 191 para 193 km/h, enquanto com etanol cresce de 194 para 195 km/h. Na prática, mais uma vez, podemos considerar um empate. Aliás, mais uma vez: considerando a potência desse 1.0 turboflex, excelentes números. Dignos, também, de esportivos de outrora. Prova, mais uma vez, o bom pique desse SUV da Peugeot.  

Peugeot 2008 Hybrid – foto: Peugeot/divulgação

Porém, é no consumo de combustível que a maior diferença aparece. Pelos dados oficiais, divulgados pelo Inmetro, até então o modelo conseguia percorrer 8,6 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol. Quando queimava gasolina, eram 12,3 km/l no ciclo urbano e 13,7 km/l no rodoviário. Nas melhores condições, 644 km de autonomia por tanque, bebendo gasolina e rodando na estrada. Nossos testes práticos, vale falar, mostraram números bem mais animadores: ele vai além. 

Peugeot 2008 GT 2025 – Foto: Lucca Mendonça

Agora, com o sobrenome “Hybrid”, falamos de 9,0 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol, ou então 13,0 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina. Ou seja: pelos números do Inmetro, falamos de 4,6% de melhora com combustível derivado da cana, ou 5,7% de avanço com o fóssil. O alcance máximo por tanque é o mesmo, já que a média de km/l com gasolina na estrada não sofreu alterações.  

Peugeot 2008 Hybrid – foto: Peugeot/divulgação

Percebem a eficiência extra na cidade nos novos Hybrid? É justamente sua função. O pequeno motor elétrico ajuda o 1.0 turboflex a tirar o carro da inércia (paradas de trânsito ou semáforos, por exemplo), e garante mais torque para encarar subidas, também. Com menos esforço nessas condições, o motor 1.0 turbo passa a consumir menos combustível.

Peugeot 2008 GT 2025 – Foto: Lucca Mendonça

Mas, não só isso: essa nova linha Hybrid vêm com sistema Start & Stop de série, item que não está presente no exemplar avaliado, modelo 2025. Nas paradas rápidas, o motor a combustão é desligado automaticamente, e deixa de queimar combustível. Assim que o pé sai do pedal do freio, ele religa num piscar de olhos, e logo o 2008 está pronto pra voltar a rodar. No anda-e-para do trânsito, acaba ajudando.  

2008 Hybrid: IPVA mais barato, isenção de rodízio e preço menor! 

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Nessa linha 2026, todas as versões do 2008 ficaram mais baratas, mesmo aquelas de entrada. As reduções de preço chegam a R$ 11 mil, bem significativas. Essa GT, apesar de receber motorização híbrida-leve, sistema Start & Stop, painel digital com mais informações, multimídia com novas tecnologias e outros pormenores, baixou R$ 10 mil. Agora sai por R$ 163 mil, ante R$ 174 mil da linha anterior. Bacana! 

Peugeot 2008 Hybrid – foto: Peugeot/divulgação

E, graças ao sistema de eletrificação leve, o bonito SUV da Peugeot tem outras vantagens: fica livre do rodízio veicular na cidade de São Paulo, pode parar em vagas dedicadas para híbridos em estacionamentos, e, o melhor, garante redução ou até isenção no valor do IPVA, dependendo do estado do país. Só vantagens.