06/06/2025 - 10:46
Lançado no Brasil no segundo semestre do ano passado, o Peugeot 2008 marcou o início de produção do SUV compacto na Argentina. Até então, era feito em Porto Real, no Rio de Janeiro. Mas, não só isso: essa segunda geração também passou a ser feita sobre a plataforma modular CMP, mesma dos modelos europeus da marca, e estreou uma boa dose de tecnologias, inclusive as de assistência a condução.
Pena que, de série, esses sistemas estejam restritos a versão GT mais cara, de R$ 173.990. E, acreditem, mas ela também é a única da linha com seis airbags: as demais trazem apenas quatro bolsas, duas frontais e duas laterais. Em tempos de Hyundai HB20, Chevrolet Onix e VW Tera básicos com seis airbags de série, complicado…
Certamente, isso influenciou nos testes de colisão do modelo no Latin NCAP, programa de avaliação independente de carros novos para América Latina e Caribe. Das cinco estrelas possíveis, o 2008 alcançou apenas uma, e saiu reprovado. A configuração avaliada tem só quatro airbags, e não oferece pacote ADAS.
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Taxa de segurança do Peugeot 2008
O SUV compacto da Peugeot alcançou taxa de segurança de 42,16% para adultos, 59,21% para crianças, 54,48% para pedestres e 55,81% em assistência à segurança. Segundo a entidade, o teste de impacto lateral de poste não foi realizado e foi classificado com zero pontos devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas fileiras dianteira e traseira padrão. Ou seja, pela falta dos airbags de cortina.

Pelo relatório, o modelo apresentou estrutura instável no teste de colisão frontal e, no impacto lateral, a proteção lateral foi boa para todas as regiões do corpo. No banco traseiro, o boneco que simula a criança de 1 ano teve proteção deficiente, enquanto o que simula a criança de 3 anos poderia ter tido maior proteção. Para pedestres, os resultados foram bons, mas com alto risco de lesões nas áreas próximas ao para-brisa e coluna A. O requisito mínimo de pontuação de segurança passiva do pacote ADAS não foi atingido.

Também fizeram reduzir as notas do 2008 justamente a falta de mais airbags, e da opção para desativar a bolsa frontal do passageiro. Tal função, que só está disponível nas versões mais caras, pode permitir a instalação mais segura de cadeirinhas infantis no banco dianteiro, caso o traseiro já esteja ocupado por três outras crianças.

O que diz a Stellantis?
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, diz que “a Stellantis decepciona mais uma vez”, e cita concorrentes do Peugeot com melhores resultados nos testes do Latin NCAP, como Nissan Kicks Play, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e a nova geração do Nissan Kicks, prevista para chegar ao Brasil entre junho e julho.
A Stellantis, dona da Peugeot, diz em nota que “reforça seu compromisso com a segurança veicular, e que seus modelos comercializados atendem todas as regulamentações vigentes, bem como protocolos internacionais”. Ainda completa que “a segurança de um carro é um conjunto pensado desde o início do desenvolvimento, indo muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva”, e informa que o 2008 está disponível em diferentes versões e níveis de equipamentos.

Preços e versões do Peugeot 2008
De fato. Hoje, o 2008 é vendido pela Peugeot em três versões: Active (R$ 143.990), Allure (R$ 153.990) e GT (R$ 173.990), além da 100% elétrica e-2008 GT (R$ 269.990), esta importada da França, e que não se enquadra nesses testes do Latin NCAP.
Com exceção da elétrica, toda a linha usa motor 1.0 turboflex de três cilindros (T200), com 125/130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque (gasolina/etanol), associado à transmissão automática tipo CVT com sete marchas simuladas.