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O Peugeot 2008 é um crossover interessante. Tão legal que ostenta o título de bicampeão da nossa Compra do Ano, na categoria SUV/Crossover. E sua dirigibilidade melhorou após a vinda do câmbio automático de seis marchas do fabricante Aisin. Mais leve e compacta, comparada à antecessora AT4 (de quatro velocidades), essa transmissão agrada em cheio pelo rápido funcionamento. Ao volante, com o modo Eco selecionado (confere uma economia de 5% no consumo) e dirigindo calmamente, as trocas ocorrem antes das 2.000 rpm, permitindo andar a 60 km/h em sexta.

Na estrada, a 120 km/h, o ponteiro do conta-giros marca 2.800 rpm (200 giros a menos do que antes). Dessa maneira, reduz tanto o ruído interno quanto o consumo. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, as médias que eram de 7,4/8,6 km/l (com etanol) e 11,0/12,2 km/l (com gasolina) passaram a 7,5/9,2 e 10,7/13,0 km/l, respectivamente. Já as emissões de CO2 caíram só um pouquinho, de 116 para 115 g/km.

A potência do motor aspirado 1.6 diminuiu de 122 para 118 cv, mas a nova caixa assegurou maior desenvoltura. Dependendo da situação, basta pressionar levemente o pedal do acelerador para serem reduzidas até três marchas, fazendo o 2008 deslanchar. Além do modo Eco, existe o Sport, que estica mais as marchas. E quem gosta de guiar esportivamente sentirá falta das borboletas atrás do volante para realizar trocas sequenciais, agora feitas somente pela alavanca. Tanto a direção quanto as suspensões mantiveram a boa calibração – embora macio, o conjunto não faz feio nas curvas transmitindo equilíbrio e pouca oscilação de carroceria.

Não só o câmbio é novidade no Peugeot. A cabine traz uma nova central multimídia dotada de interface intuitiva de utilizar e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. Por conta disso, o navegador deixou de ser oferecido. Já os assentos receberam nova padronagem de tecidos. Outras novidades estão no quesito segurança, com a inclusão do isofix no banco traseiro para prender cadeirinhas infantis e dos airbags laterais, ambos disponíveis para toda a gama. Sabe aquele carro certinho, mas que faltava algo? O Peugeot 2008 era assim, porém agora não falta mais nada.


Ficha técnica:

Peugeot 2008 Griffe 1.6 AT6

Preço versão Allure 1.6 MT5: R$ 72.990
Preço versão Allure 1.6 MT5: R$ 78.590
Preço versão Griffe 1.6 AT6: R$ 85.190
Preço versão Crossway 1.6 AT6: R$ 87.190
Preço versão Griffe 1.6 THP MT6: R$ 89.990
Motor: 4 cilindros em linha 1.6, 16V, duplo comando
Cilindrada: 1587 cm3
Combustível: flex
Potência: 115 cv a 5.750 rpm (g) e 118 cv a 5.750 rpm (e)
Torque: 16,1 kgfm a 4.750 rpm (g) e 16,4 kgfm a 4.000 rpm (e)
Câmbio: automático, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,159 m (c), 1,739 m (l), 1,583 m (a)
Entre-eixos: 2,542 m
Pneus: 205/60 R16
Porta-malas: 355 litros (1.402 litros com o banco traseiro rebatido)
Tanque: 55 litros
Peso: 1.248 kg
0-100 km/h: 12s7 (g) e 12s4 (e)
Velocidade máxima: 185 km/h (g) e 186 km/h (e)
Consumo cidade: 10,7 km/l (g) e 7,5 km/l (e)
Consumo estrada: 13,0 km/l (g) e 9,2 km/l (e)
Emissão de CO2: 115 g/km
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: A (Utilitário Esportivo Compacto)