A Peugeot lançou o 205 em 24 de fevereiro de 1983. Para a marca do leão, este modelo a consolidou na era moderna (até então), tanto em termos de produto, marketing como automobilismo.

A história do 205 se confunde com a de Jean Boillot, membro do conselho de administração da Peugeot no final da década de 1970. Em um momento difícil para a empresa, ele surgiu com o projeto de um novo carro pequeno que seria muito mais do que urbano.

Peugeot 205 – Foto: Divulgação

O modelo inaugurou alguns aspectos que seriam encontrados em futuros carros da marca como, por exemplo, a grade com barras horizontais e a faixa entre as luzes traseiras.

No Brasil, o compacto desembarcou em 1992 e foi vendido até 1998.

Peugeot 205 O primeiro dos “200” veio em pequeno número ao Brasil entre 1992 e 1998. Tinha 3,70 m de comprimento e motor 1.4 de 75 cv, além de uma divertidíssima (hoje valorizada) versão GTi 1.9 de 130 cv.

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Movido a diesel

Ele foi o primeiro carro a receber a nova família de motores XU, nomeadamente o XUD7. Trata-se de um propulsor a diesel de quatro cilindros de 1.769 cm3 com 60 cv – equivalente aos sues homólogos a gasolina, mas com consumos muito inferiores (3,9l/100km em média).

O hatch também adotou barras de torção na traseira, a fim de liberar mais espaço no compartimento de passageiros.

De 45 a 200 Cavalos

A linha do carro recebeu uma gama variada de motores – de 45 a 200 cavalos de potência! – e uma caixa de velocidades automática, opção rara na época. Desde o seu lançamento em 1983, ele veio com quatro motores a gasolina e um diesel.

No ano seguinte, a gama foi aumentada para incluir as opções GTI e Turbo 16, assim como uma carroçaria de 3 portas.

Peugeot 205 – Foto: Divulgação

Em relação às versões, havia desde as mais acessíveis, como a Junior de 1986 com assentos em jeans, até às mais premium, como a Lacoste ou a Gentry.

Competição

O esporte a motor foi um caminho adotado para promover o 205 e a marca, claro. Em 1984, a Peugeot entrou na categoria rainha do Campeonato do Mundo de Ralis, o famoso “Grupo B”, com o 205 Turbo 16.

Em 1985 e 1986, o 205 Turbo 16 permitiu ao leão conquistar o título mundial de construtores e Timo Salonen (1985) e Juha Kankkunen (1986) conquistar o título de pilotos.

Com a não existência de mais categorias no “Grupo B”, no final de 1986 a Peugeot entrou com o 205 T16 no Paris-Dakar. Desafio ganho em 1987 e 1988, onde o 205 T16 foi adaptado e venceu o famoso rally-raid, primeiro nas mãos de Ari Vatanen, depois conduzido por Juha Kankkunen.

Peugeot 205 – Foto: Divulgação

Fim da linha

Em 1998, após 15 anos e 5.278.050 unidades produzidas, o Peugeot 205 saiu de linha. Ele construiu as bases para os modelos 206, 207 e, hoje, o 208.

Veja abaixo a linha do tempo:

24 de fevereiro de 1983: Lançamento da versão de 5 portas do Peugeot 205
1984: lançamento do Peugeot 205 de 3 portas e do Peugeot 205 GTI 1.6 105bhp, comercialização do Peugeot 205 Turbo 16, primeira vitória no Campeonato do Mundo de Ralis (Finlândia)
1985: o Peugeot 205 Turbo 16 é Campeão do Mundo de Ralis (com Timo Salonen), o milionésimo Peugeot 205 sai da fábrica de Mulhouse
1986: lançamento do Peugeot 205 Cabriolet, do GTI 115 e 130bhp, o Peugeot 205 Turbo 16 é Campeão do Mundo de Ralis (com Juha Kankkunen)
1987: o Peugeot 205 recebe um novo painel, o Peugeot 205 Turbo 16 vence o Paris-Dakar
1988: lançamento do Peugeot 205 Rallye, segunda vitória do Peugeot 205 Turbo 16 no Paris-Dakar
1989: lançamento do Peugeot 205 Roland Garros
1990: ligeira reestilização (indicadores e luzes traseiras), lançamento do Peugeot 205 Diesel Turbo (78bcv)
1993: Fim da produção do Peugeot 205 GTI
1995: Fim da produção do Peugeot 205 Cabriolet
1998: o Peugeot 205 é substituído pelo Peugeot 206

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