24/11/2025 - 17:00
Lembra do SUV médio 3008, da Peugeot? Apesar de ser tímido nas vendas por aqui, o modelo despertava atenções mesmo pelo seu design, excêntrico na primeira geração e bem resolvido na segunda. Fora do mercado brasileiro há pouco mais de 1 ano, ele deve voltar totalmente renovado, com carroceria coupé e muita tecnologia, só que com um motor…digamos…bem tradicional.
+Peugeot 208 Style 2026 custa menos que Kwid em promoção
+Novo BMW Série 2 Gran Coupé ganha ‘banho de loja’ e chega a partir de R$ 321 mil

Novo 3008 é coupé
Essa nova geração do 3008 apelou para um design coupé, com traseira caída, vidro inclinado e “meio-volume” depois das portas de trás. Como a tampa do porta-malas se abre junto do vidro, ele é tratado como um veículo de cinco portas, e, para facilitar as coisas, pode ser idealizado como um Citroën Basalt grandão, requintado e (muito) mais bonito. Tem todo o charme esperado num Peugeot médio.

Dianteira alta e imponente, lembrando a do atual 2008, com lateral de linha de cintura elevada e traseira mais limpa, com uma barra preta interligando as lanternas, fazem parte do pacote. Nele ainda vão rodas aro 19 com desenho desigual entre os aros, uma marca registrada mais recente dos carros da Marca do Leão. O interior, com instrumentação elevada, volante pequeno ovalado, e console central pronunciado, remete ao futurismo. Basicamente a receita dos Peugeot que conhecemos, porém bem mais acentuada no ponto de vista do design.
Carro está no Salão do Automóvel
Todo esse estilo pode ser visto ao vivo no Salão do Automóvel de 2025, onde o Novo 3008 GT Coupé está exposto, ao lado do e-208 GTI, 100% elétrico. Porém, o SUV médio já foi avistado em testes no Brasil várias vezes, e já tem até patente de design registrada junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Isso indica que, sim, sua chegada ao nosso mercado não deve demorar tanto assim…

Motorização conhecida
Um pouquinho maior que o 3008 da geração anterior (e com enorme porta-malas de 588 litros), esse novo modelo já teve motorização confirmada pela Peugeot. É a volta do bom e velho 1.6 THP, turbo, que terá configuração apenas a gasolina, aprimorada para entregar 180 cv de potência com 30,6 mkgf de torque, que pode até receber tecnologia híbrida-leve. O THP está associado ao câmbio automático de seis marchas, uma caixa Aisin.

Vale falar que, apesar do bom tempo de mercado, o motor 1.6 THP ainda é dos mais modernos. Já serviu BMWs e Mini’s, e tem composição inteira em alumínio, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escape, sincronismo por corrente de comando, e permite níveis de eletrificação. Ou seja, não deve nada à ninguém.

Nas palavras da Peugeot, esse powertrain vai garantir “respostas mais rápidas e trocas suaves, traduzindo a elegância do SUV em uma condução envolvente em trecho urbano ou na estrada”. Assim como noutras gerações passadas, o 3008 vai continuar com perfil urbano e feito para o asfalto: terá tração dianteira e pneus de perfil não tão alto. Utiliza suspensões independentes nas quatro rodas, e todos os freios a disco.
Versão do Salão

A configuração mostrada no Salão do Automóvel, GT, apela para o perfil mais esportivo e refinado. Por essas e outras, traz faróis adaptativos e inteligentes em LED, bancos forrados em couro e camurça, ajustes elétricos e climatização para o banco do motorista, massagem para motorista e passageiro dianteiro, tela integrada de 21” com painel de instrumentos digital e multimídia, iluminação ambiente em LED personalizável, carregador de celular sem fio, ar digital automático dual zone, câmeras 360º, um bom pacote de assistentes inteligentes de condução (ADAS) e 6 airbags.

Não é só “Carro de Demonstração”
Apesar de não ter confirmação sobre quando o Novo 3008 GT chega ao Brasil, a Peugeot não trata a novidade como “carro demonstração”, como faz com o e-208 GTI, que está de passagem só para mostrar do que a marca é capaz. A estratégia com o SUV médio coupé é mais concreta, por isso ele é esperado para cá ainda em 2026.




