PreviousNext

A General Motors anunciou hoje a venda das marcas Opel e Vauxhall para o Grupo PSA Peugeot-Citroën. O acordo, de 2,2 bilhões de euros (cerca de R$ 7,25 bilhões), inclui a venda das marcas e do braço financeiro da General Motors na Europa, adquirido pelo grupo francês numa joint-venture com o banco BNP Paribas.

Além das marcas, a transação inclui seis fábricas, cinco unidades industriais fabricantes de auto peças e o centro de engenharia da Opel na Alemanha. A General Motors vai manter apenas o centro de engenharia de Turim, na Itália.

Com o negócio, a General Motors vai perder cerca de 10% do seu volume global de vendas, enquanto o Grupo PSA passa a ser a segunda maior montadora do continente europeu, com uma fatia de 16% do mercado.

Fundada em 1862, como uma fábrica de máquinas de costura, a alemã Opel lançou seu primeiro automóvel em 1899. Em 1929, a empresa foi adquirida pela General Motors, que manteve a linha de produtos exclusivos da marca.

Do lançamento do Opala (uma versão local do Opel Rekord), em 1968, até o início dos anos 2010, a Chevrolet brasileira tinha uma linha de veículos composta basicamente por carros da marca alemã. Além do sedã pioneiro, eram projetos da Opel os compactos Chevette, Corsa e Marajó, os médios Kadett, Ipanema, Astra e Monza e os monovolumes Zafira e Meriva. Isso sem contar derivações desenvolvidas no Brasil, como as picapes Chevy 500 e Montana (de primeira geração).

A linha da Opel inclui atualmente 14 modelos, que vão desde o subcompacto Adam ao sedã grande Insignia, passando pelos velhos conhecidos dos brasileiros Corsa, Astra e Zafira, porém em gerações bem mais atuais.

Bem menos conhecida no Brasil que a Opel, a britânica Vauxhall é tão antiga quanto a montadora alemã e produziu seu primeiro carro em 1903. Adquirida pela General Motors em 1925, a marca teve durante vários anos uma linha de modelos exclusivos, como o Victor e o Cavalier (de primeira geração). Atualmente, a Vauxhall comercializa apenas modelos da Opel com o logotipo da montadora britânica.