Um dos destaques de um carro da Peugeot é, sem dúvida, o seu interior. Sua forma de dirigir representa uma assinatura única, que contempla um volante mais compacto.

Esse conceito tem um nome: i-Cockpit. Criado há mais de 10 anos, o modelo tinha como objetivo representar uma mudança na posição de condução.

O seu lançamento ocorreu durante a primeira geração do 208. De lá para cá, quase 10 milhões de unidades foram produzidas e o i-Cockpit foi estendido para toda a linha.

+ Peugeot 205 completa 40 anos; confira a linha do tempo
+ Peugeot produz 208 na Argentina com 212 cv de potência; conheça
+ Stellantis oferece o elétrico Peugeot e-2008 por assinatura no Brasil
+ Peugeot Inception é conceito elétrico futurista de 680 cv
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20

A base do i-Cockpit

Peugeot 408 – Foto: Divulgação

O conceito do i-Cockpit foi criado com base em três elementos (que seguem até hoje):

-Volante compacto;

-Display elevado, que tem como objetivo permitir ao motorista visualizar todas as informações relacionadas à direção enquanto mantém os olhos na estrada;

-Grande multimídia touchscreen, que permite ao condutor gerir as principais funções do automóvel.

História

Tudo começou em 2010 com a apresentação do Concept Car Peugeot SR1 (foto de destaque) no Salão Automóvel de Genebra. Era um coupé-cabriolet, que exibia algumas das ideias da marca, que incluiu uma nova posição de direção.

A marca do leão ressalta que, nesta época, ela procurava desenvolver formas que melhorassem a experiência a bordo, como mais ergonomia e segurança.

Uma equipe de designers e engenheiros começou a estudar as possibilidades e rapidamente sugeriu a proposta de um volante menor.

Em 2012, o i-Cockpit foi apresentado oficialmente no 208. De acordo com a Peugeot, o volante mais abaixo permite que os braços do motorista sejam posicionados em ângulos mais confortáveis, e a tela touchscreen concede uma operação intuitiva das principais funções do veículo.

Em 2016, a segunda geração do 3008 e 5008 contaram com uma versão com multimídia digital de 12,3 polegadas personalizável, enquanto os seletores são colocados sob a multimidia para facilitar o acesso às funções essenciais.

Em 2019, o 208 de segunda geração introduziu o primeiro cluster digital 3D.

O i-Cockpit evoluiu junto ao lançamento dos novos 308 (2021) e 408 (2022), com a introdução do novo sistema de informação e entretenimento i-Connect, um novo volante compacto capaz de detectar a presença das mãos do condutor.

PEUGEOT 3008 – Foto: Divulgação

Futuro do i-Cockpit

O conceito Peugeot Inception, apresentado na CES de Las Vegas no início do ano, mostra a evolução que o novo i-Cockpit pode ter.

O interior, minimalista e também futurista, conta com um volante inspirado nos videogames.

PreviousNext

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Teste Rápido: Novo Nissan Sentra é silencioso e faz mais de 20 km/l
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Avaliação: em breve no Brasil, Nissan X-Trail é SUV híbrido para desafiar Jeep Compass e Toyota RAV4
+ Nova marca de motos no Brasil: Zontes chega com três modelos
+ Caoa Hyundai abre pré-venda do SUV Kona no Brasil e confirma modelos
+ Honda atinge a marca de 500 mil scooters produzidas no país
+ Toyota Hilux completa 55 anos de existência; veja a sua trajetória
+ Carros seminovos desvalorizam no mercado; veja quanto
+ Imposto de Renda 2023: confira como declarar carro ou moto
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Nissan oferece novo Sentra em serviço de assinatura a partir de R$ 3.499
+ Jeep promete desconto de mais de R$ 50 mil em semana promocional