Se existe outra marca além da Volkswagen que se apropria adequadamente da sigla GTi, é a Peugeot. A marca francesa revelou na última sexta-feira (13) o E-208 GTi, que estreou dando uma volta – com John Elkann, CEO da Stellantis, e Alain Favey, CEO da Peugeot – no lendário circuito de La Sarthe (França) antes da largada das 24 Horas de Le Mans. O último modelo dessa linhagem gama foi o 308 GTi, descontinuado em 2021.

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Desenvolvido pela Peugeot Sport e inspirado no clássico 205 GTi, o primeiro modelo totalmente elétrico da marca com o emblema GTi entrega 280 cv, 35 kgfm de torque e pode chegar aos 100 km/h em 5,7 segundos. O hot hatch ainda teve suspensão rebaixada em 30 milímetros e as bitolas dianteira e traseira alargadas em 56 mm e 27 mm, respectivamente. As rodas são de 18 polegadas.

Peugeot E-208 GTi
Peugeot E-208 GTi

No interior, destaque para os tapetes e cintos em vermelho, ressaltando a esportividade do modelo – bem como os bancos com apoio de cabeça integrados.

Peugeot E-208 GTi
Peugeot E-208 GTi

Legado GTi

Nos anos 1980 e 1990, a Peugeot foi uma das referencias na categoria “hot hatch”. Primeiro com o 205 GTi, lançado com motor 1.6 (1984) e depois 1.9 (1986). Ao lado do VW Golf GTI (aqui com i maiúsculo), consolidou e garantiu relevância ao segmento de compactos esportivos.

Peugeot 205 GTi na estreia do E-208 GTi em Le Mans
Peugeot 205 GTi na estreia do E-208 GTi em Le Mans

Parte de sua aura vem do T16, criado para disputar o Grupo B do campeonato mundial de rali (hoje conhecido como WRC). Com um motor de 450 cv acomodado no lugar do banco traseiro, o “L’Enfant Terrible”, como fora apelidado por seu comportamento arisco, venceu os títulos de 1985 e 1986 da competição. As 200 unidades destinadas ao uso “civil”, exigência da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para homologar o carro de corrida, era amansada para 200 cv.

Trinta exemplares do 205 GTi acompanharam o E-208 GTi na estreia do novo elétrico da Peugeot em Le Mans
Trinta exemplares do 205 GTi acompanharam o E-208 GTi na estreia do novo elétrico da Peugeot em Le Mans

Lançado em 1999, o 206 GTi deu continuidade ao legado. Sob o capô, um motor 2.0 de 135 cv era capaz de levar o hatch de duas portas aos 210 km/h de máxima, à época um número impressionante para o segmento. Tempos depois, uma versão com 180 cv estivaca a máxima para os 220 km/h, enquanto os 100 km/h ficavam para trás em 7,5 segundos.

Na sequência vieram 207 GTi (em 2007) e 208 GTi (em 2013).

Ainda não há previsão para o desembarque do modelo no Brasil.