Atual líder da temporada de 2025 da Fórmula 1, o piloto Oscar Piastri, da McLaren, garantiu neste sábado (30) a pole position do Grande Prêmio da Holanda.

O australiano cravou 1m08s662 em sua volta mais rápida e largará na corrida de domingo (31) ao lado do companheiro de equipe, Lando Norris, que fez 1m08s674. O anfitrião Max Verstappen, da Red Bull, ficou em terceiro.

Piastri, que já venceu seis provas em 2025, garantiu sua quinta pole position na temporada, mas a última havia sido no GP da Espanha, em junho.

Os carros da Ferrari ficaram entre os 10 primeiros, com Charles Leclerc em sexto e Lewis Hamilton, heptacampeão mundial, em sétimo. Os monopostos vermelhos, contudo, terminaram atrás de Isack Hadjar, da Racing Bulls, e de George Russell, da Mercedes.

O francês, contudo, deverá sofrer uma penalidade de grid em razão de uma troca de componentes do motor.

O neozelandês Liam Lawson, da Racing Bulls, e os espanhóis Carlos Sainz e Fernando Alonso, da Williams e Aston Martin, respectivamente, completaram o top 10 da qualificação para a corrida em Zandvoort.

O italiano Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, largará na 11ª posição, enquanto o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, começará a prova holandesa em 13º.