20/10/2025 - 15:29
Já é sabido que a BYD vem querendo tomar outros segmentos no Brasil além dos SUVs e compactos elétricos. E, como a picape média Shark parece não ter embalado nas vendas, a fabricante chinesa decidiu embarcar num segmento inferior, e mais popular: caminhonetes compactas com quatro portas e estrutura monobloco. Nos moldes de Fiat Toro, Ford Maverick, RAM Rampage e afins. Quase uma “Baby Shark”…
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Finalmente, picape da BYD de cara a mostra
Até então, a cara dessa tal picape só tinha sido vista em protótipos camuflados, nada além. Ainda assim, alguns pontos eram certos: sua base seria a mesma do Song Plus, SUV médio híbrido plug-in, que poderia ceder seu powertrain PHEV para a novidade com caçamba. O porte seria justamente o das principais rivais citadas acima, até pelo compartilhamento de parte da estrutura com o Song Plus, hoje com 4,77 m de comprimento e cerca de 1,90 m de largura.

De qualquer forma, o design seguia um mistério, que, aparentemente, foi resolvido agora: imagens de registro do modelo parecem ter vazado na Weibo, rede social chinesa equivalente ao nosso Twitter, e foram divulgadas pelo portal “Canal Carros” no Instagram (veja aqui).
Lembra um Song Plus

Curiosamente, se as imagens estiverem certas, ela parece seguir uma linha visual já obsoleta na linha BYD, já que traz a dianteira quase igual ao dos antigos Song Plus vendidos no Brasil. Portas dianteiras, retrovisores externos e até as rodas aro 18 parecem vir emprestadas do Song, enquanto a carroceria une a frente longa, lateral com linha de cintura elevada e traseira mais retilínea. Lanternas, tampa da caçamba e formato do compartimento traseiro lembram sua irmã maior, a Shark.

Seu interior ainda não foi revelado, porém, há grandes chances de compartilhar vários componentes com os SUVs Song. Isso inclui a multimídia grande e rotativa, painel de instrumentos digital, bancos com encosto de cabeça embutidos, além de bom acabamento e bastante tecnologia embarcada. O pacote de equipamentos tende a seguir uma linha parecida, apostando no custo X benefício.
Quando chega?

De acordo com a Revista AutoEsporte, a picape menor da BYD estaria com lançamento previsto para 2026, e seria uma das grandes estreias da marca chinesa para o ano que vem. Deverá trazer o mesmo trem-de-força híbrido plug-in presente no Song Plus, só que já atualizado para beber também etanol: será a primeira PHEV flex da categoria.

Isso provavelmente envolve o motor 1.5 aspirado de quatro cilindros, associado a um motor elétrico dianteiro principal. Para que se tenha uma ideia, no Song Pro GL essa dupla entrega 223 cv, enquanto no Song Plus GS são 235 cv. Na configuração mais poderosa, o torque combinado beira os 41 mkgf, ou o mesmo que rende uma Rampage R/T. Na BYD, a transmissão será CVT dedicada aos híbridos, enquanto baterias de tração grandes vão permitir recarga de energia em fontes externas (plug-in).
Produção nacional

Uma das grandes sacadas da “Baby Shark” está na produção nacional, afinal a BYD quer expandir sua fabricação de modelos híbridos plug-in por lá. Vale lembrar que Fiat Toro e Ram Rampage já são nacionais, inclusive feitas também no Nordeste, enquanto apenas a Ford Maverick vem do México. Por enquanto, na planta de Camaçari (BA), a marca chinesa produz o Dolphin Mini (elétrico), e os híbridos plug-in King (sedan médio) e Song Pro (SUV médio).