Uma das sensações do último Salão de Detroit, em janeiro, o conceito Hyundai Santa Cruz irá virar realidade, apontou o presidente da Hyundai America, Dave Zuchowski.

Em entrevista ao site australiano CarAdvice, Zuchowski afirmou que a ausência de um modelo para competir no segmento de utilitários atrapalhou ou planos de crescimento da marca nos EUA. “Os crossovers representaram 20% das nossas vendas nos últimos anos, enquanto a presença das picapes no mercado foi de 56%”.

O fabricante coreano reforça que quer explorar um novo segmento de mercado com o Santa Cruz. Segundo o presidente da Hyundai America, o modelo está mais próximo de um crossover com caçamba do que de um utilitário tradicional para cargas. “Nossa preocupação com o Santa Cruz não é a capacidade de carga, nem o vão livre em relação ao solo, a capacidade de reboque ou o uso como veículo comercial. Ela não é uma picape. Queremos conquistar um público diferente”.

O conceito exposto em Detroit estava equipado com tração nas quatro rodas e um motor 2.0 turbodiesel de 190 cv e 300 Nm de torque. Um das soluções mais interessantes do Santa Cruz é um sistema que permite estender a caçamba.