PICAPE MONOBLOCO: Fiat Toro

Base robusta de Jeep em uma picape versátil e confortável

Fiat Toro
Foto: Divulgação

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› VERSÕES
1.8 Endurance R$ 96.990
1.8 Endurance AT R$ 102.990
1.8 Freedom AT R$ 114.990
2.4 Volcano AT R$ 127.990
2.0 Endurance AT R$ 134.990
2.0 Freedom AT R$ 146.990
2.0 Volcano AT R$ 158.990
2.0 Ranch AT R$ 165.990
2.0 Ultra AT R$ 167.990

A categoria das picapinhas monobloco cresceu, e hoje inclui modelos “quase médios”, como Renault Duster Oroch e Fiat Toro. Este ano, porém, tivemos que, nesta categoria, abrir uma exceção à regra dos dois anos: a Toro, feita na base dos Jeep Renegade e Compass, foi lançada em 2016, mas as rivais são ainda mais antigas. A Fiat Strada, com uma plataforma/projeto de mais de 20 anos, só chega a uma nova geração no segundo semestre (leia aqui), então perdeu a data de corte e concorrerá só na próxima edição.

Pensando no que se procura nessas picapes, as Toro 1.8 flex Toro custam pouco mais de
R$ 10.000 a mais que a VW Saveiro Cross e Fiat Strada Adventure, ambas cabine dupla. Mas a picape de Fiat tem porte maior, uma cabine com quatro portas muito mais espaçosa e uma caçamba mais ampla. Quase uma picape média, mas com suspensões mais macias, dirigibilidade mais fácil e consumo mais baixo.

Foto: Divulgação

Já as versões a diesel não são tão baratas – custam a partir de R$ 135.000 – mas são sempre automáticas (com nove marchas) e 4×4, com muita disposição para o uso off-road
e um consumo bem mais contido que das picaponas. As Toro a diesel contam com listas de equipamentos recheados e a prática tampa traseira dividida, que facilita bem o acesso.
O sucesso da Toro aparece nos números: mais de 65 mil unidades vendidas em 2019, atrás só da Strada, e por uma questão de valor. Supera até a antes imbatível picape média da Toyota, a Hilux, que teve cerca de 40 mil unidades vendidas no mesmo período.


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A Fenabrave coloca a Toro na categoria das médias, mas na MOTOR SHOW separamos modelos com monobloco daqueles sobre chassi – por questões não só técnicas, mas de mercado. São produtos similares, mas com alvos um tanto diferentes. A Toro está muito bem posicionada, daí seu sucesso. Por isso mesmo Volkswagen, Chevrolet, Ford e Hyundai, entre outras, desenvolvem modelos similares.

Potência 139 a 186 cv › Caçamba 820 litros › Consumo A › Versões indicadas End. e 2.0 Volcano

Confira abaixo os vencedores em cada categoria (clique nos links para ler a avaliação completa):
HATCH URBANO: Renault Kwid
HATCH COMPACTO: Hyundai HB20
HATCH PREMIUM: Mercedes-Benz Classe A
SEDÃ COMPACTO: Hyundai HB20S
SEDÃ MÉDIO: Toyota Corolla
SEDÃ GRANDE: Honda Accord
SEDÃ PREMIUM: Volvo S60
SEDÃ DE LUXO: Audi A6
STATION WAGON: Volvo V60
MONOVOLUME: Chevrolet Spin
HÍBRIDO: Toyota Corolla
ELÉTRICO: Nissan Leaf
ESPORTIVO: Porsche 911
CONVERSÍVEL: BMW Z4
AVENTUREIRO: Fiat Argo Trekking
SUV COMPACTO: Volkswagen T-Cross 
SUV MÉDIO: Toyota RAV4
SUV PREMIUM: Range Rover Evoque
SUV DE LUXO: Audi Q8
SUV 4X4: Mitsubishi Pajero Sport
PICAPE MÉDIA: Ford Ranger

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