Picape Valente

Roberto Assunção

Depois de nacionalizar o ASX e de modernizar o Outlander neste ano, a Mitsubishi mexeu na L200 Triton e no Pajero Dakar (leia mais no quadro). A versão HPE topo de linha da picape estreou retoques visuais no para-choque dianteiro, grade, conjunto óptico e faróis de neblina, espelhos com setas incorporadas e rebatimento elétrico e rodas redesenhadas. Segundo a marca, as versões GLX, GLS, HLS, Savana e GL (para frotistas) surgiram no ano passado e não precisavam de atualização.

Oferecida com mecânicas V6 Flex e 2.4, o motor 3.2 diesel teve nova calibração e potência elevada de 170 cv para 180 cv e torque de 38 kgfm – antes era de 35 kgfm. O câmbio automático de cinco marchas com opção de trocas sequenciais aposentou o anterior de quatro velocidades. “Não é apenas uma marcha a mais e reescalonamos todo o conjunto, até os diferenciais”, conta Fabio Maggion, supervisor de engenharia e de planejamento. O casamento do 3.2 com a nova caixa permitiu que o motor agora trabalhe em giros baixos e transmita força em qualquer rotação, seja na estrada, seja no fora de estrada. O tanque de 90 litros, para todas as versões, permite alcance superior a 1.000 quilômetros.

A dinâmica da L200 é beneficiada pelas suspensões SDS (Sport Dynamic Suspension) com oito amortecedores Full Displacement, que trabalham de acordo com as condições do piso. No asfalto, eles diminuem a rolagem da carroceria nas curvas e, nas trilhas, evitam o pula-pula, aumentando o controle. Para quem gosta de aventura, o chassi está 70% mais rígido e 50% mais resistente a flexões na comparação com o modelo anterior. A tração Easy-Select tem modos 4×2 (asfalto), 4H (pisos com baixa aderência) e 4×4 reduzido. Os ângulos de entrada e de saída da picape são de 39° e 26° e é possível transpassar trechos alagados com até 60 centímetros. Já o diferencial traseiro híbrido ajuda nos atoleiros, ao transferir força para a roda que precisa de mais tração. Há também freios com ABS e EBD, duplo airbag e o novo sistema BAS que aumenta a frenagem.

Por dentro, destaque para o acabamento com bancos nacionais, ar-condicionado automático, volante com ajuste de altura e sistema multimídia. Os preços da L200 Triton começam em R$ 76.990 para a HLS e vão a R$ 126.990 na HPE Diesel AT (avaliada).

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