Ao dar a partida, o som encorpado produzido pelo escape do Mini Cooper John Cooper Works invade a cabine. É música para os apaixonados por carros. Logo nos primeiros metros, esse Mini mostra sua rebeldia com respostas rápidas ao menor toque no acelerador. O motor quatro cilindros 1.6 16V com turbo de duplo caracol, injeção direta de combustível e comando variável desenvolve, nessa versão, 211 cv (27 cv mais que no Mini Cooper S).

Para esquentar os ânimos, a função overboost eleva momentaneamente o torque de 26,5 kgfm para 28,5 kgfm. Para quem quiser ainda mais, a tecla Sport altera os parâmetros da caixa de direção (deixando o volante mais firme e direto) e o curso do pedal do acelerador. Além disso, o tempo das trocas de marchas é reduzido em 0,5 segundo. Muitos podem torcer o nariz para a transmissão automática de seis marchas – antes o JCW era trazido com câmbio manual. Mas as mudanças da caixa automática são ágeis e há a opção de trocar manualmente na própria alavanca ou nas borboletas do volante.

As suspensões firmes fazem o Mini contornar curvas com muita segurança e estabilidade – mas a frente às vezes gosta de escapar. Na cidade, porém, ele sofre com nosso asfalto e a dianteira baixa raspa em valetas ou lombadas. Para domar a fera, discos de freios dianteiros de 316 mm e traseiros de 280 mm, além de diferencial autoblocante.

E esse Mini JCW aguça os sentidos mesmo quando estacionado. Destaque para o kit de carroceria, as rodas aro 17 e o teto e os retrovisores vermelhos. Sem dúvida, John Cooper (famoso construtor inglês de carros de corrida e fundador da John Cooper Works), homenageado nessa gama da Mini, _ caria muito satisfeito com o resultado. Os preços sugeridos são de R$ 136.950 (hatch avaliado), R$ 141.950 (cupê), R$ 151.950 (conversível), R$ 156.950 (roadster). A marca pretende vender 230 unidades até o final do ano – mas não se esqueça de pedir um belo desconto na hora da compra, pois ainda eeste mês será lançada na Inglaterra a nova geração do carrinho.