Este Pontiac Firebird Trans Am 1981 será leiloado pela Mecum entre os dias 15 e 17 deste mês. O Muscle Car foi bastante modificado pela Schwartz Performance, de Illinois, nos Estados Unidos, ao custo aproximado de US$ 300.000 (algo em torno de R$ 1.670.880, em conversão direta).

Batizado de ‘Full Force Trans Am’, a preparação envolveu a instalação do novo motor V8 LS9 6.9 com dois turbocompressores para despejar 1.318 cv de potência. Ou seja, praticamente 6,5 vezes mais que a potência original. À época, a variante turbo do modelo oferecia 202 cv, só para comparar.

Pontiac Firebird Trans Am de mais 1.300 cv
Foto: Mecum

Entre os componentes, vieram coletores de escape em aço inoxidável de 3″, radiador de alumínio da Be Cool com ventiladores SPAL duplos, além de transmissão automática Bowler 4L85E com overdrive.

PreviousNext

+ Volkswagen Taos, rival do Jeep Compass, é revelado mundialmente
+ Volkswagen Taos 2022: galeria de fotos oficiais
+ Código de Trânsito libera moto em corredor; o que mudou
+ Novo Código de Trânsito é aprovado; veja o que mudou

Para domar todo o poderio do Pontiac Firebird Trans Am foram providenciados discos de freios de 14″ com pinças de seis pistões nas quatro rodas. Já por dentro os grandes destaques estão nos bancos Procar Scat Rally 1000 revestidos em couro, na gaiola de proteção, no painel com mostradores personalizados e no ar-condicionado. De acordo com o anúncio da Mecum, o “monstro” só rodou 3.540 km desde o término da preparação.