01/12/2009 - 0:00
Buscando um carro básico, que priorize consumo e que tenha uma boa relação entre custo e benefício? Então uma alternativa interessante pode ser o Ford Ka. Lançado em 1997, ele ainda é um dos dez mais vendidos do País, o que mostra que seu nível de aprovação pelos consumidores é alto. Se você estiver inclinado a comprar o modelo da Ford, deve fazer algumas considerações antes de decidir fechar negócio.
A favor do carrinho temos o valor para sua aquisição, de aproximadamente R$ 22 mil – muito interessante para um modelo 2008 – e sua depreciação no mercado de usados. Os números mostram que o preço do Ka teve, em um ano, uma queda de 10%, maior que a do Mille, por exemplo, mas menor que a do Celta. Apesar disso, manter um Ka pode ser mais oneroso do que comprá-lo. Peças de reposição e seguro, por exemplo, têm preços relativamente altos, se comparados aos dos outros modelos de seu segmento.
É bom também ter cuidado para não adquirir uma unidade com problemas crônicos como as de alguns dos proprietários consultados, que colecionam defeitos. “Fui à Ford comprar um Fiesta, mas acabei optando pelo Ka. A ideia era ter um carro zero que não me causasse idas ao mecânico. Foi um equívoco!”, revela a proprietária que não quis se identificar por estar com o carro à venda. “Com pouco mais de 20 km já havia barulho por todas as partes, sem falar no seu acabamento, que é horrível”, completa a insatisfeita proprietária.
Outro a falar mal do carro é Ricardo Berti. “Até acho o novo Ford Ka bem atraente, mas é um carro do qual pretendo me desfazer o mais rápido possível, pelo número de problemas que ele apresentou em apenas um ano e meio”, diz. Berti ainda reclama do consumo que considera muito alto. “Ainda sim, o carro tem um bom motor, mesmo sendo 1.0”, elogia o proprietário.
De fato entre todos os consumidores consultados, os elogios se resumiram à performance do propulsor 1.0 de 73 cv e ao conforto interno. Apesar de o modelo ter pouco mais de um ano de uso, as críticas à sua qualidade foram muitas. Já para os mecânicos, esses problemas podem não estar presentes em todas as unidades.
Todos os especialistas consultados foram unânimes em afirmar que trata-se de um carro muito bom no que diz respeito à mecânica e à funilaria. “O Ka não constuma dar problema de mecânica”, afirma Arnaldo Eledino, do Centro Sabará.
“É bem verdade que as peças, dependendo do caso, são um pouco caras, mas é só isso”, conclui Olavo Pereira, do Centro Café Filho. Com opiniões tão divergentes entre mecânicos e proprietários é difícil concluir se vale a pena ou não comprar o carrinho usado. Na dúvida, tome cuidado.