Por que custa tanto?

Para reduzir o salgado preço dos seguros de seus carros, a partir de 2005 a Volkswagen passou a oferecer rastreadores via satélite nos modelos Gol, Golf, Parati e Saveiro. A iniciativa, fruto de uma parceria com a empresa de rastreamento Crown Telecom, proporcionou uma significativa redução nos preços das apólices que, mesmo assim, continuaram sendo as mais caras de suas categorias (como pode ser conferido acima na cotação que MOTOR SHOW fez com a corretora Gamara). Este mês, a marca anunciou que deixará de oferecer o rastreador em seus veículos, e firmará parcerias com as principais seguradoras do País para baratear os custos dos seguros de seus modelos, mas as medidas para isso ainda não foram divulgadas. MOTOR SHOW procurou a seguradora Porto Seguro para saber mais sobre essa iniciativa, mas a empresa não quis se pronunciar.

De acordo com Enerson Bernardes, membro da comissão técnica de automóveis da Fenseg (Federação Nacional dos Seguros Gerais), a Volkswagen sempre teve os seguros mais caros, enquanto a Ford apresenta os mais baratos. Segundo ele, as seguradoras levam em conta diversos fatores para calcular o preço da apólice de cada carro. Região, índice de roubos, preço das peças e perfil do condutor são os fatores que mais pesam na hora da avaliação.

Bernardes explica que todas as companhias têm acesso a estatísticas próprias de sinistros, custo dos danos de colisões e outros dados de mercado. Baseado em todas essas informações é que se chega ao preço final. No caso de um veículo recém-lançado, os dados de custo de reparabilidade são fornecidos pelo Cesvi Brasil, que realiza diversos crash testes para chegar aos resultados exatos. Esses valores são distribuídos para que todas as seguradoras tenham referência para poder calcular o preço da apólice de seu seguro.

Antes de comprar seu carro, cote o seguro.De um Ford para um VW, a diferença pode chegar a 90,28%

Logo depois que começou a oferecer o rastreador em seus modelos, a VW passou a veicular a notícia de que o seguro do Golf havia baixado 40%. Para Bernardes, este valor é muito otimista. “Não vou negar que houve uma redução no custo, mas até onde sei, foi de cerca de 20%”, afirma. Procurada pela reportagem, a Volkswagen não quis se pronunciar sobre o assunto.

A faixa média de preço dos hatches cotados é R$ 67 mil, enquanto a dos compactos é R$ 31 mil

Para não levar um susto quando for fazer seu seguro, Bernardes aconselha o motorista a consultar um corretor antes da compra. “Se o valor do seguro for uma variável importante, é melhor checar antes de fechar negócio”, conclui. Como o índice de roubo é um dos fatores que mais encarecem um seguro, outra boa dica é a vacina anti-furto, que consiste na marcação do número do chassis em diversas partes do veículo.

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