09/07/2025 - 7:00
Líder de vendas entre os sedãs premium no país, o BMW Série 3 alcança um marco importante em sua trajetória no Brasil: 45 mil unidades produzidas na fábrica da marca em Araquari (SC). Fabricado localmente desde 2014, o modelo foi o responsável por estrear a produção nacional da marca bávara.
Para celebrar esse feito, a BMW lança uma nova cor para o modelo: Arctic Race Blue (algo como “Azul Corrida Ártica”), que passa a integrar o portfólio de tonalidades da linha 2026, junto de Branco Alpino, Preto Safira, Cinza Skyscraper, Cinza Brooklin, Azul Phytonic e Azul Portimão.
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São três versões: 320i GP, 320i Sport GP e 320i M Sport, todas equipadas com motor 2.0 turboflex, acoplado ao câmbio automático de oito marchas. Oficialmente, o powertrain rende 184 cv de potência e 30,6 mkgf de torque (gasolina/etanol), permitindo que o sedan acelere de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, com velocidade máxima de 235 km/h nas melhores condições.
A planta de Araquari completará 11 anos de operação em outubro de 2025 e produz atualmente, além do Série 3, os SUVs X1, X4 e X5 híbrido plug-in, numa área total de 1,5 milhão de m².

Como é o primeiro BMW Série 3 nacional
Mas, bacana mesmo é o primeiro exemplar do 320i nacional, aquele fabricado no dia 9 de outubro de 2014, inaugurando a linha de produção da BMW do Brasil. Pintado de branco, ele é da versão mais cara da época, a M Sport, que incluía para-choques mais esportivos, rodas aro 18 exclusivas e adereços aerodinâmicos, como spoilers e saias laterais. Em 2015, era tabelado em cerca de R$ 170 mil.

Porém, o tal Série 3 “0001” recebeu uma decoração pra lá de especial: foi assinado por todos os colaboradores da fábrica de Araquari (cerca de 500, na ocasião), além de executivos e outros funcionários da BMW. O carro ficou completamente autografado, incluindo teto, para-choques, capô, colunas, tampa traseira, capas dos retrovisores, portas e por aí vai, sempre na carroceria.

Depois da festa de estreia da fábrica, onde o tal Série 3 pioneiro foi fotografado e paparicado por funcionários e visitantes, seu status continuou em alta: em novembro, meses depois, foi parar até no Salão do Automóvel de São Paulo, onde ficou exposto ao público, ostentando seus autógrafos, ao lado de novidades e futuros lançamentos da BMW. Também participou de outros eventos corporativos e comemorações, ao longo dos anos.

“Mas, onde ele foi parar?”, você deve estar se perguntando. Registros recentes de pessoas que foram visitar a fábrica da BMW em Santa Catarina comprovam: o primeiro 320i segue, firme e forte, exposto lá nas instalações catarinenses da marca. Nunca foi emplacado, segue 0 km, e com todas as assinaturas de 2014 preservadas. Por lá, costuma ser “ponto tradicional” de fotos para executivos, empresas parceiras e até mesmo visitantes da planta fabril. Bacana!

Além de ter sido o primeiro BMW nacional, esse 320i M Sport branco conseguiu outro feito: foi o primeiro carro do mundo com motor turbo e tecnologia flex, ou seja, um superalimentado que podia queimar gasolina ou etanol. Existiram experimentos e protótipos anteriores, mas nenhum saiu pronto de uma linha de produção em série, como esse Série 3. Uma coisa é certa: ele tem história, e das boas…
No caso, seu motor é o mesmo 2.0 turbo que equipa o sedan até hoje. Na época, também entregava seus 184 cv de potência com gasolina ou etanol, porém tinha torque mais tímido, de 27,5 mkgf, independentemente do combustível. A transmissão também continua em linha até hoje: automática de 8 marchas.