Porsche 911 com novo motor turbo chega ao Brasil em 2016

Todas as versões ganham motor turbo para beneficiar desempenho, consumo e baixas emissões. Tudo isso sem deixar de oferecer muita esportividade

Um Porsche é sempre um Porsche. E a mística em torno do 911 transcende gerações e mexe com o imaginário. Seja você fã ou não da marca. Dono de linhas sensuais desde seu lançamento em 1964, o nine-eleven mudou pouco ao longo do tempo preservando seu DNA. Mais que uma beleza irretocável – menos  agressivo que os Lamborghinis – o 911 desperta sensações.

Os primeiros 911 tinham motores Boxer de cilindros contrapostos arrefecidos a ar (de 1964 a 1998). Depois continuaram equipados com bloco Boxer, mas refrigerado a água. Agora, todos os 911 (991 type 2) passam a ter propulsor de cilindros contrapostos turbinado – o primeiro do fabricante foi o 930. A potência depende da versão. O Carrera despeja 370 cv e 45,8 kgfm, enquanto o Carrera S, 420 cv e 50,9 kgfm. São 20 cv e 6 kgfm a mais em relação às versões anteriores. O câmbio é automatizado PDK (Porsche Doppelkupplung) de dupla embreagem e sete marchas. O Carrera acelera de 0-100 km/h em 4,2 segundos (0,2 segundos mais rápido) e atinge velocidade máxima de 295 km/h. Já o Carrera S faz em 3,9 segundos e atinge máxima de 308 km/h. Para beneficiar o gasto de combustível, a função Coasting engata o ponto morto do câmbio em velocidades constantes.

Quando equipado com o pacote Sport Chrono Package, o Porsche 911 recebe um seletor com modos de condução Normal, Sport, Sport Plus e Individual – vindo do híbrido 918 Spyder. Além disso, todos os 911 equipados com transmissão PDK e Sport Chrono Package ganham o botão Sport Response, que ajusta o motor à condição de aceleração máxima por 20 segundos. A suspensão PASM (Porsche Active Suspension Management) passa a ser item de série e possibilita levantar a dianteira em 4 cm para passar por valetas ou rampas.  Os novos amortecedores têm curso mais longo. O controle do carro também é beneficiado pelas rodas traseiras esterçantes. Em baixas velocidades, elas viram para o lado oposto das rodas dianteiras. Já em velocidades mais altas, as rodas dianteiras viram para o mesmo lado das traseiras.


Matador por fora e no desempenho, o 911 também recebeu atualizações no interior como a nova central multimídia, que passa a ter informações de trânsito. Em segurança, o Porsche 911 oferece piloto automático adaptativo, assistente de mudança de faixas e de frenagem pós-colisão. Ficou com vontade? Pois saiba que as vendas do Porsche 911 já estão confirmadas para o Brasil e o modelo estará disponível entre março e abril de 2016. As versões oferecidas no Brasil serão 911 Carrera, 911 Carrera S, 911 Carrera Cabrio e 911 Carrera S Cabrio. E na próxima edição de MOTOR SHOW te contamos todas as impressões e outros detalhes do 911.