Em pré-venda desde janeiro deste ano, o novo 911 GT3 começou a ser entregue aos consumidores brasileiros de forma oficial pela Porsche. O esportivo é vendido no país por R$ 1.620.000 e tem duas versões: uma voltada para as pistas (com uma asa traseira) e outra, mais discreta, com o pacote Touring, para rodar na cidade.

Porsche 911 GT3 – Foto: Divulgação/Porsche

Visual

Antes de mais nada, vale mencionar que o GT3 recebeu uma reestilização. Em ambas configurações, o difusor frontal retrabalhado, assim como os faróis de LED Matrix – com um anel de destaque branco (opcional). Atrás, o difusor, as entradas de ar e a tampa traseira foram redesenhados. A asa traseira do 911 GT3 apresenta novas lâminas laterais anguladas.

O 911 GT3 também oferece agora braços de suspensão aerodinamicamente desenvolvidos com perfil de gota d’água no eixo dianteiro de duplo braço. Eles aumentam a pressão aerodinâmica no arco da roda em altas velocidades e melhoram o resfriamento dos freios, diz a marca.

O modelo conta, de série, com pneus esportivos 255/35 ZR 20 (dianteiro) e 315/30 ZR 21 (traseiro).

Porsche 911 GT3 – Foto: Divulgação/Porsche

Pacote Touring

Pela primeira vez para o mercado nacional, o pacote Touring estará disponível no lançamento. Vale lembrar que ele remonta a uma variante de equipamento do 911 Carrera RS 2.7 de 1973 e faz parte do programa GT3 desde 2017.

O pack incorpora o logotipo “911 GT3 Touring” na grade da tampa traseira, dispensa a asa fixa, adiciona um spoiler traseiro retrátil com uma borda de corte (a chamada “aba Gurney”) e novos apêndices.

Porsche 911 GT3 – Foto: Divulgação/Porsche

Na cabine, está o acabamento em couro e a estreia da opção de banco traseiro. Por falar em assento, ele é novo e do tipo concha. Como opcional, há uma estrutura de banco feita de CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono).

Porsche 911 GT3 – Foto: Divulgação/Porsche

O assento é equipado com um airbag de tórax integrado, ajuste elétrico de altura e ajuste longitudinal manual. Outro opcional é um aquecedor de assento de três estágios. Parte do acolchoamento do encosto de cabeça pode ser removida.

Porsche 911 GT3 – Foto: Divulgação/Porsche

Está enganado quem pensa que vai ligá-lo por meio de um botão. Ao contrário dos modelos Carrera, o 911 GT3 ainda possui um interruptor de ignição rotativo.

Porsche 911 GT3 – Foto: Divulgação/Porsche

Pacotes individuais

Além disso, há pacotes inividuais para cada versão. O kit Weissach, disponível pela primeira vez, incorpora barra estabilizadora, braços de acoplamento e o painel de cisalhamento no eixo traseiro feitos de CFRP, assim como o teto, as placas laterais da asa traseira, a concha superior do espelho exterior, o triângulo do espelho e as lâminas de ar na área frontal. Há estofamentos adicionais de couro.

O pack também debuta a parte superior do painel do 911 GT3 coberta com o material antirreflexo. Há ainda alças de portas de CFRP e redes de armazenamento. Uma gaiola de fibra de carbono e rodas leves forjadas de magnésio estão disponíveis como opções.

Porsche 911 GT3 – Foto: Divulgação/Porsche

Para o 911 GT3 com pacote Touring, a Porsche oferece teto pintado na cor exterior, assim como a barra estabilizadora, os braços de acoplamento e o painel de cisalhamento no eixo traseiro, feitos de CFRP. As rodas leves forjadas de magnésio e os painéis das portas também fazem parte do pacote. Em conjunto com a caixa de câmbio esportiva GT de seis marchas padrão, é utilizada a alavanca de câmbio encurtada do 911 S/T. Na frente da alavanca de câmbio, uma placa com a inscrição “Leichtbau” indica a presença do pacote.

Para o 911 GT3 com asa traseira, o pacote Clubsport para uso em pista está disponível sem custo. Ele inclui uma gaiola de aço aparafusada na parte traseira, um cinto de seis pontos para o motorista e um extintor de incêndio de acionamento manual. Os assentos esportivos leves opcionais são um pré-requisito para a inclusão do pacote leve.

Relação de marchas 8% mais curta

O coração do modelo segue com o motor boxer aspirado 4.0 de seis cilindros, que desenvolve 510 cv de potência e 450 Nm de torque. No entanto, a Porsche ressalta que as cabeças dos cilindros foram revisadas, e os eixos de comando mais afiados do 911 GT3 RS.

Além disso, tanto a transmissão de dupla embreagem de sete marchas (PDK) quanto a transmissão manual GT de seis marchas possuem uma relação final de transmissão 8% mais curta em comparação com o modelo anterior. Ambas as opções de câmbio estão disponíveis para o 911 GT3 e para o 911 GT3 com pacote Touring.

O novo 911 GT3 acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos com PDK e atinge uma velocidade máxima de 311 km/h (câmbio manual: 3,9 s; 313 km/h).

Porsche 911 GT3 – Foto: Divulgação/Porsche

Siga a MOTOR SHOW nas redes sociais: