O Porsche 911 saiu das pistas e recebeu modificações para encarar um ambiente totalmente hostil, onde não há estradas, o ar é rarefeito e a temperatura está muito abaixo de zero.

Uma equipe, liderada pelo piloto Romain Dumas, está testando um par único de carros esportivos 911 experimentais nas encostas íngremes de Ojos del Salado, no Chile, o vulcão mais alto do mundo.

Porsche 911 – Foto: Divulgação

Aventura

Com o 911, Dumas explorou até 6.007 metros de altura, campos de gelo que testaram as habilidades do carro e da equipe em temperaturas que oscilavam 30 graus Celsius abaixo de zero e com metade do oxigênio disponível no ar em comparação ao nível do mar. Além de paredes de neve sazonal e gelo no alto perto do cume.

+ Teste rápido: Porsche 718 Cayman GT4 RS é um ícone à parte do tempo
+ Porsche lança 718 Cayman GT4 RS no Brasil por R$ 1,15 milhão
+ Avaliação: Porsche Cayenne é contradição que deu certo
+ Porsche 911 vira lancha com motor V6 da GM; assista
+ Novo Porsche 911 GT3 RS de 525 cv chega ao Brasil por R$ 1,76 mi
+ Porsche Panamera 4S é transformado em carro funerário; veja

O projeto

O projeto foi encomendado pelo Dr. Frank-Steffen Walliser, vice-presidente de Arquitetura e Características Completas de Veículos da Porsche AG, a seu engenheiro-chefe do Porsche 911, Michael Rösler.

“Foi mágico construir um 911 como o mundo nunca viu antes – possibilitado por uma pequena equipe de entusiastas da engenharia. O 911 já havia sido testado amplamente nas pistas de competição e diferentes estradas. Com este projeto, estamos mudando o foco para onde não há estradas”, disse Rösler, diretor da linha de produtos 911, em comunicado à imprensa.

E completa: “testar nossas teorias significa encontrar os ambientes mais hostis possíveis para ver se funcionam – e no vulcão mais alto do mundo, conseguimos.”

O modelo utilizado na aventura foi o 911 Carrera 4S, equipado com um motor turbo de seis cilindros original capaz de desenvolver 450 cv de potência.

Porsche 911 – Foto: Divulgação

De acordo com a Porsche, os dois carros foram inicialmente equipados com gaiolas de proteção, assentos de fibra de carbono e cintos para atender aos requisitos de segurança exigidos.

Em seguida, foram adicionados eixos portal para aumentar a distância ao solo (agora 350 mm). “Novas relações de transmissão mais baixas permitem aceleração precisa e suave em baixa velocidade e funcionam bem com pneus off-road maiores. Além disso, os carros são equipados com proteção especial leve, mas extremamente resistente, em fibra de aramida para permitir o deslizamento sobre as rochas”, afirma o fabricante.

PreviousNext

Outro destaque é um dispositivo chamado de Porsche Warp-Connecter. Projetado para aplicações de automobilismo, ele forma uma ligação mecânica entre todas as quatro rodas para permitir uma carga constante nas rodas, mesmo quando o chassi está suportando uma articulação extrema, o que contribui para a máxima tração.

Bloqueios de diferencial manuais e comutáveis foram usados juntamente com um sistema avançado de direção por fio. Um guincho também foi adicionado na frente do carro, junto com a carroceria revisada para permitir espaço para as rodas e pneus off-road de 310 mm de largura.

“O sistema de refrigeração também precisava se mover para cima para permitir que o carro enfrentasse seções off-road mais extremas sem risco de danos”.

A carroceria foi finalizada em duas pinturas distintas – uma com o mesmo esquema de cores Porsche Motorsport que envolve o novo protótipo de competição 963 LMDh e uma segunda pintura com inspirada no 911 e projetada pela equipe de design em Weissach.

Assista abaixo ao vídeo de divulgação:

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Fiat Fastback alcança 10 mil unidades vendidas em menos de 7 semanas
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Lei da cadeirinha: veja as novas regras para o transporte de crianças
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Nova lei do isulfilm: confira os critérios e evite multas
+ Licenciamento em SP: pagamento para placa final 9 vence em novembro
+ Pulse Abarth: Fiat exibe mais do interior do SUV envenenado
+ Nova CNH: motoristas precisam realizar a troca?
+ Avaliação: Mercedes-Benz GLS 450 é SUV de sete lugares dos sonhos
+ Preços de carros usados vão cair a curto prazo; entenda os motivos
+ HB20 segue na liderança e Tracker pula para vice em vendas de 0km
+ Volkswagen terá seu 1º elétrico no Brasil em breve e faz transição
+ Se você tem um Lamborghini, é hora de deixar o bigode crescer
+ Sema Show: conceitos da Jeep e Ram são apresentados; conheça