Depois de revelar detalhes do interior, a Porsche apresentou a “atualização completa” que realizou na terceira geração do Cayenne. E isso quem diz é a própria marca.

“Trata-se de uma das atualizações de produto mais completas na história da Porsche”, disse Michael Schätzle, vice-presidente da linha de produtos Cayenne, em nota divulgada. As mudanças estão presentes no trem de força, chassi, design e equipamentos.

Visual

O Cayenne agregou uma nova dianteira, que combina os para-lamas mais arqueados, um capô renovado, assim como os faróis modificados.

Os faróis de LED Matrix, inclusive, agora vêm como padrão no novo Cayenne, já os faróis de LED HD-Matrix ficaram como opcionais. Com dois módulos de alta definição e mais de 32.000 pixels por farol, sua tecnologia detecta os demais condutores e bloqueia a luz do farol alto incidente sobre eles. A luminosidade dos módulos pode ser regulada em mais de 1.000 etapas.

Porsche Cayenne – Foto: Divulgação

As lanternas também passaram por atualizações em seu desenho e foram projetadas em forma tridimensional.

Porsche Cayenne – Foto: Divulgação

O Cayenne pode ser equipado com rodas de 20, 21 e 22 polegadas.

Porsche Cayenne – Foto: Divulgação

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Interior

Outra novidade é o painel, que veio do Taycan. Com ele, as funções que o motorista usa com frequência estão localizadas diretamente no volante ou ao lado dele. A alavanca seletora de transmissão automática no novo Cayenne agora fica no painel de comando.

Porsche Cayenne – Foto: Divulgação

O interior redesenhado também inclui um painel de instrumentos digital de 12,6 polegadas com design curvo e autônomo e opções variáveis de display. O head-up display otimizado está disponível como opção.

Já o display central (multimídia) Porsche Communication Management (PCM) padrão tem 12,3 polegadas.

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Há ainda, pela primeira vez como opcional, um display de 10,9 polegadas do lado do passageiro.

Porsche Cayenne – Foto: Divulgação

A Porsche também introduziu um sistema de qualidade do ar no novo Cayenne. Como padrão, o veículo usa dados de navegação para detectar a aproximação de entradas de túneis e ativa automaticamente a recirculação de ar.

Suspensão

O chassi foi otimizado com uma nova suspensão de duas válvulas, chamada de Porsche Active Suspension Management (PASM). São novos amortecedores com tecnologia de duas válvulas (como mencionado), assim há etapas separadas de distensão e compressão que permitem um desempenho otimizado em todas as situações de condução, diz a marca.

A suspensão também oferece uma diferenciação “mais acentuada” entre os modos de condução Normal, Sport e Sport Plus.

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Motorização

Para o mercado brasileiro, o novo Cayenne estreia em três versões: S, nas carrocerias SUV e Coupé, e Turbo GT.

Houve um refinamento do motor V8 biturbo de quatro litros desenvolvido pela Porsche, que substitui o V6 anterior no novo Cayenne S.

O conjunto oferece uma potência máxima de 474 cv e um torque de 600 Nm – 34 cv e 50 Nm a mais que seu antecessor.

Seja para o SUV quanto o SUV Coupé, a aceleração de zero a 100 km/h ocorre em 4,7 segundos (com pacote Sport Chrono). A velocidade máxima é de 273 km/h.

Já a opção Turbo GT, topo de gama da linha Cayenne, está disponível exclusivamente na carroceria cupê. Para ela foi reservada um motor biturbo V8 de 659 cv, ou seja 19 cv a mais que o seu antecessor.

O Cayenne Turbo GT acelera de zero a 100 km/h em 3,3 segundos, com uma velocidade máxima de 305 km/h.

Preços e versões

Atualmente, a Porsche oferece o novo Cayenne no Brasil para reservas a partir de R$ 810.000 na versão S (carroceria SUV).

O Cayenne S Coupé sai por R$ 840.000, enquanto o Turbo GT tem o preço de R$ 1.385.100.

A marca afirma que as entregas estão previstas para 2023, mas sem data exata.

Assista abaixo ao vídeo de divulgação:

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