01/12/2025 - 14:00
A Porsche abriu a pré-venda do novo Cayenne Electric no Brasil. O SUV, que inaugura a era 100% elétrica do modelo, parte de R$ 900 mil na versão de entrada e chega a R$ 1,41 milhão na configuração Turbo, com entregas previstas para o segundo semestre de 2026 por aqui.
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Como é o Cayenne Electric?
No visual, o Cayenne Electric segue a identidade da marca, com faróis Matrix LED mais estreitos, portas sem moldura, traseira com barra iluminada e coeficiente aerodinâmico de 0,25, excelente para um SUV desse porte. O Turbo se diferencia por detalhes em Turbonite e elementos aerodinâmicos ativos chamados “aeroblades”.

As dimensões cresceram. O entre-eixos aumentou quase 13 cm, agora com 3,02 metros, para ampliar o espaço traseiro. O porta-malas leva até 1.588 litros somando banco rebatido, e há ainda um frunk de 90 litros. A capacidade de reboque é de 3,5 toneladas.

O conjunto dinâmico também evoluiu. Toda a linha vem com suspensão pneumática adaptativa (PASM), e o Turbo adiciona bloqueio eletrônico traseiro (PTV Plus) e pode receber o sistema Porsche Active Ride, que praticamente elimina movimentos de carroceria. Direção traseira e pacote Off-Road também estão no catálogo.

Até 1.156 cv
O Cayenne elétrico chega com a missão de manter o DNA esportivo da marca em um formato mais versátil. Segundo a Porsche, ele é o carro de produção mais potente da história da empresa. No caso do Turbo, são até 1.156 cv de potência com o Launch Control, suficientes para um 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e velocidade máxima de 260 km/h. A versão “básica” entrega 408 cv, ou 442 cv com o modo de largada, e acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 s.

Bateria, recarga e autonomia
Além da força bruta, o Cayenne Electric aposta pesado em eficiência. A nova bateria de 113 kWh trabalha com arquitetura de 800 volts e permite recargas ultrarrápidas de até 400 kW. Nesse ritmo, o SUV pode ir de 10 a 80% em menos de 16 minutos. Há ainda carregamento por indução opcional, de 11 kW, uma estreia na linha Porsche. Sua autonomia é ponto forte: são 642 km na versão convencional, ou 623 km na Turbo, mais poderosa (ciclo WLTP).

Interior e tecnologias
Por dentro, o Cayenne estreia a maior área de telas já instalada em um Porsche: quadro digital de 14,25”, central curva OLED e uma tela opcional de 14,9” para o passageiro. Head-up display com realidade aumentada também entra na lista. O ambiente pode receber iluminação animada, teto panorâmico com vidro de cristal líquido e novos “Mood Modes” que ajustam bancos, luz, ar e até som conforme o estilo de condução.
O SUV também avança na integração digital. O novo Voice Pilot, movido por IA, entende comandos complexos e controla diversas funções. O smartphone vira chave com o Porsche Digital Key, que pode ser compartilhada com até sete pessoas.
Cayenne a combustão continua
A Porsche promete manter o Cayenne disponível com motores a combustão e híbridos plug-in mesmo após a chegada do modelo elétrico, garantindo uma linha múltipla ao longo da próxima década. Para quem já quer mergulhar na nova fase, a pré-venda no Brasil está aberta. É só questão de esperar a entrega dos carros daqui quase 1 ano…




