Porsche e BMW criam carregador de três minutos para carros elétricos

Posto experimental do projeto FastCharge foi instalado na Alemanha

Porsche e BMW demonstram o carregador FastCharge (Divulgação)

Os carros elétricos atuais já conseguem ultrapassar a marca dos 300 km de autonomia. (confira aqui a nossa avaliação do BMW i3). O problema é o tempo de recarga das baterias, que numa tomada comum exige manter o carro plugado por várias horas. Buscando solucionar esse problema, a Porsche e a BMW apresentaram a primeira estação de recarga capaz de garantir os primeiros 100 km de autonomia em cerca de três minutos.

O posto de recarga instalado próximo à rodovia A8, na cidade de Jettingen-Scheppach (Alemanha) e foi criado por meio do consórcio FastCharge, que reúne as montadoras Porsche e BMW e empresas de tecnologia e engenharia. Com capacidade até 450 kW, os carregadores FastCharge são de três a nove vezes mais potentes que as estações de recarga rápidas atuais. Para que esse desempenho fosse possível, foi necessário desenvolver novos sistemas de refrigeração para os carregadores e até para os veículos de teste, que no caso do Porsche recebeu um novo sistema de arrefecimento para as baterias.

Ainda em fase de testes, as estações de recarga podem ser utilizadas por veículos com baterias de 400 ou 800 V. A ideia da estação experimental é avaliar os requerimentos técnicos necessários o funcionamento desses pontos de recarga.