A Porsche revelou o novíssimo 911 GT3. Trata-se da sétima geração do esportivo de pista homologado para a rua, cujo lançamento do primeiro modelo aconteceu em 1999, baseado na geração 996, e à época oferecendo um motor 3.6 de 360 cv de potência.

O novo nine-eleven da série GT3 buscou uma referência no modelo de corrida 911 GT3 R. Entre os aperfeiçoamentos, destaques para o eixo dianteiro composto por braços transversais duplos, a aerodinâmica melhorada, a asa traseira no estilo pescoço de cisne e o difusor de ar redesenhado.

Não só o visual é de arrepiar, como também o motor Boxer (cilindros contrapostos) de seis cilindros e 4,0 litros despeja radicais 510 cv de potência. Os números de desempenho revelam uma velocidade máxima de 320 km/h, quando equipado com a nova caixa manual de seis marchas, ou 318 km/h com o câmbio PDK. Já a aceleração partindo da imobilidade aos 100 km/h ocorre em breves 3,4 segundos utilizando a caixa Porsche Doppelkupplung (sigla para PDK).

PreviousNext

O novo Porsche 911 GT3 não sofreu grandes alterações no peso e na balança revela 1.418 kg (transmissão manual) ou 1.435 kg (câmbio PDK). Para isso, o capô é construído de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), além de também possuir vidros leves, discos de freios otimizados, rodas de liga leve forjadas, enquanto o sistema de exaustão ficou dez quilos mais leve.

+ Carros híbridos: veja como funcionam os quatro tipos e confira os mais vendidos do Brasil
+ Sem Parar agora pode ser pago com PIX
+ Detran abre processo para distribuir CNH gratuita
+ Chevrolet revela o Bolt EUV, seu primeiro SUV elétrico, que vem ao Brasil

De acordo com o fabricante, a aerodinâmica foi aprimorada por meio das experiências em pista e o maior downforce não afetou o coeficiente de arrasto. Tanto a asa traseira quanto o difusor são ajustados manualmente e aumentaram significativamente a pressão aerodinâmica nas curvas contornadas mais rapidamente.

Novo Porsche 911 GT3
Foto: Divulgação

Um prova do poderio do novo 911 GT3 apareceu no mítico circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, onde o modelo completou o traçado de 20,8 km de extensão em 6:59,927. Os pneus utilizados na ocasião foram os Michelin Pilot Sport Cup 2 R, os quais são disponibilizados opcionalmente.

Um novo recurso do habitáculo está no display de trajeto: com o toque de um botão, os displays digitais à esquerda e à direita do conta-giros central (marca 10.000 rpm!), são reduzidos a informações como indicador de pressão dos pneus, pressão do óleo, temperatura do óleo, nível do tanque de combustível e temperatura da água.

Linha Porsche Exclusive Manufaktur

Também foi disponibilizado ao modelo o teto de fibra de carbono – mesmo material das capas dos retrovisores -, faróis LED Matrix escurecidos e luzes traseiras Exclusive Design com arco de luz sem cor vermelha. Os aros das rodas podem vir nas tonalidades vermelho ou azul Shark. No interior, aparecem os mostradores do conta-giros e do cronômetro Sport Chrono, cintos de segurança e frisos na cor da carroceria ou ao gosto do cliente.

O Porsche 911 GT3 custa 167.518 euros no Velho Continente. Entretanto, ele virá ao nosso mercado e chegará no segundo semestre de 2021, com o câmbio PDK. O preço e o início das vendas serão informados em breve.